Novidades têxteis 2016

Há um longo caminho trilhado pelas roupas muito antes de nos apaixonarmos pelos looks das novas estações que estão nas vitrines. Além da concepção e facção, a escolha dos tecidos para cada peça é algo mais que importante, é o que define cada coleção. Em meio a uma era tecnológica e com avançado estudo têxtil, alguns tecidos antigos, como o Jacquard surgem renovados, inspirados em tendências atuais. Com o vai e vem da moda, cores e nuances também são resgatadas, como o flúor. A Catarina preparou um conteúdo especial com as novidades têxteis para 2016 que estarão desfilando pelas passarelas e ruas nas próximas estações, para você se atualizar e ficar por dentro de todas as tendências têxteis do mercado atual.


Canatiba

A Canatiba é especializada em denim, seguindo as grandes tendências mundiais no segmento. Entre as novidades da Canatiba, tingimentos que são febres mundiais, como o baby blue e o color. Ainda entre as novidades da Canatiba estão a mistura de fibras nobres com conceito ecológico, tecidos leves com fluidez, além do denim elastizado que ajustado ao corpo, permite máximo conforto e movimento.

O Color é uma das tendências mundiais, em padronagens coloridas, entre eles o Cetim Penteado, Moto Verão e Violeta Cetim. A cartela de cores é vasta e iluminada e vai do branco ao violeta, passando pelo rosa, lilás, amarelo, azul, coral, vermelho, chiclete e verde-militar. O denim de construção com cetim é hiper stretch, o que confere ao produto extrema elasticidade e muito conforto. O Violeta Cetim tem versão flúor estonado e o denim Moto tem uma paleta vasca, com cores como nude, salmão, violeta, azul e verde em construção sarjada.

Uma das grandes tendências mundiais é o Baby Blue, que traz o azul celeste em evidência nos padrões rígido, confort strech e super strech. Os produtos rígidos são 100% algodão, ideais para peças com efeito destroyer, que seguem como tendência no jeanswear. O confort stretch tem 98% algodão e 2% elastano, indicados para acabamentos de lixamentos e puídos. Já o super strech tem 3% de elastano, 97% de algodão, também indicado para os rasgados. A tecnologia Duo Core® e o fio Lycra Dual Fx®, garantem alta performance, ajuste perfeito ao corpo, conforto extremo, alto controle da recuperação do stretch, toque suave e maciez. Destaque para o Baby Blue Malha diferenciado pela construção e tingimentos mais claros.

A Canatiba ainda dá ênfase para as fibras ecológicas, como a MaxSkin e Hi Comfort que traz composições de Tencel e Modal, oriundas da madeira, fonte de matéria-prima renovável e processos de baixíssimo impacto ambiental. O resultado são tecidos resistentes, macios e conforto extremo e alto. Tons de azuis especiais aparecem em quatro produtos com Liocel, com acabamentos resinados color e tramas tintas. Já os produtos com Modal apresentam, construção cetim, PT ou com tingimento intenso, em azuis especiais. Destaque para o Maximus Modal, produto composto em 71% Modal em base elastizada.

O preto invadirá o inverno 2016. A Canatiba preparou uma diversidade de produtos com tingimento Black. Da mistura do algodão com as fibras ecológicas, o destaque fica com o Dener Black MaxSkin. Já a composição de fibras ecológicas com tecnologia Duo Core® resulta no Cardif T400. Ainda no inverno 2016 é o MaxSkin Coating, com resina preta aplicada sobre o tecido 100% Modal, de construção leve com cross evidente. Além da aparência diferenciada, o MaxSkin Coating tem toque macio.

 

 

Dalila

A grande aposta da Dalila Têxtil, que tem seu foco na malharia, é o Índigo. O fio índigo será forte no inverno 2016 e também no verão 2017. A ideia é ter a cara do jeans, porém com conforto e elasticidade que a malha oferece, já que aparece em todos os segmentos, como adulto e infantil. O índigo é um dos pigmentos mais utilizados no mundo e tem sido utilizado há pelo menos 5.000 anos, sendo usado desde a chamada Idade do Ferro (cerca de 1.200 a.C).

A malha índigo é a grande aposta da Dalila para o verão 2016 e é constituída de uma meia malha básica, com moletinho e dois piquets. Proporciona peças mais modernas e está em alta na moda. As marcas internacionais de camisaria, como Ralph Lauren já tem o índigo na sua cartela há alguns anos e nessa estação o mercado brasileiro também oferece esta opção em camisaria. Os processos de lavanderia resultam em diferentes tonalidades e diversas possibilidades e efeitos. Um dele é o Dye, que gera um degradê diferenciado, que tem a intensidade controlada conforme cada estilista.

A malha Infinity foi uma iniciativa sustentável da Dalila Têxtil, que veio para contribuir com o meio ambiente. Num processo normal é consumido de 80 a 100 litros de água aquecidas, consumindo ainda madeira na combustão. A linha Infinity economiza em torno de 80% de água, pois as fibras usadas já foram tingidas anteriormente. Para estas malhas são usados os retalhos que restam dos cortes dos moldes de peças. Chamado desfibrado, o processo consiste em desfiar os retalhos até que voltem a ser pequenas fibras e possam ser usados novamente.

 

Malha Lisa Índigo

Moletinho Índigo

Piquet Índigo

 


RenauxView

A coleção de verão 2015 da RenauxView, que já pode ser vista em diversas marcas nacionais, foi inspirada no Mistral, um vento típico das praias da Croácia, com leveza e fluidez. Já coleção Lume Inverno 2016 da RenauxView foi inspirada na Aurora Boreal, com todo seu brilho em contraste com a região fria da Noruega. Os tecidos mais densos de inverno ganham um ar twist com estampas maximizadas florais, xadrez Tartan tradicional e o tradicional Jacquard, marca registrada da RenauxView.

A grande novidade são os Jacquads Jeans. Por ter em sua composição o fio desbotável (típico dos jeans), todas as peças confeccionadas com este tecido podem passar por processos de lavanderia e receber um upgrade no visual. Como possuem em sua essência o conceito de textura e complexidade têxtil, com o acréscimo do fio índigo cada marca pode diferenciar adicionalmente seus produtos através das várias possibilidades de processos de lavanderia.

Trom é um tecido maquinetado flanelado que cria uma rica superfície em texturas, cores e desenhos em ambos os lados. Fio tinto e 100% algodão, o Trom é indicado para peças estruturadas, como ponchos, saias e até mesmo calçados. O Benn também é um tecido que pode ser usado em ambos os lados, com cores e efeitos que criam padrões distintos. Embora duplo, sua construção é leve, tem maciez e respirabilidade.

Vondê é um tecido texturizado, mas macio. Os fios de flamê e botonê que compõem o tecido criam efeitos luminosos dispersos por toda a superfície. Com forte apelo visual e também dupla-face, o Brak tem fios que aparecem como se tivessem flutuando e lurex iluminando pontos metálicos.

Os tecidos coloridos e lisos, têm cores luminescentes na linha Unicolores. Tingidos com cores que apresentam luminescência quando expostos à luz negra (UV), direcionados para a moda jovem.

 


 

Santaconstancia

A Santaconstancia Tecelagem aposta em tecidos amigos do meio ambiente, concentrados na linha CO2Control, com artigos para todos os segmentos da indústria. Ronaldo Fraga utilizou tecidos desta família nas duas últimas edições da São Paulo Fashion Week. A equipe de estilo da Santaconstancia se baseou em 3 temas para compor as estampas da Transição 2016: as décadas de 60 e 70 (valorizando o antigo, decorativo e o op art), a realidade fantástica (florais exuberantes, 3D e pontos de luz) e essência (resgate familiar e do romantismo, aproximação com a natureza).
Tecidos planos

Entre as apostas da Santaconstancia estão os tecidos planos, com peças leves, como o Tricoline Summer. As transparências também aparecem, de forma trabalhada e diferenciada, como nos detalhes e as sobreposições, como o Plume. As criações minimalistas ficam por conta de malhas como a Radiosa Premium.


Malhas

As novidades em malha da Santaconstancia se dividem entre malhas mescla e malha. Na mescla, a Melange Plus II é uma malha dupla de viscose que tem duas tonalidades de mescla, cinza claro e cinza escuro, pode ser aplicada em várias modelagens e segmentos. A Bouclê Mescla e Bouclê Dark são malhas duplas em duas tonalidades, o Bouclê Mescla em cinza claro e o Bouclê Dark em cinza escuro. O tecido pode ser usado na moda, infantil e no esporte.

Na categoria malha, o destaque é a Radiosa Premium, uma malha dupla levemente estruturada para aplicações minimalistas. O diferencial deste artigo é a fibra de Tencel complementando a família CO2CONTROL.

Na categoria Brilhos, o Creponi Point Ouro e o Creponi Point Prata ganham notoriedade, em malhas com textura e aspecto de tricô com brilho ouro e prata. A Bouclê Point Prata é uma malha estruturada com textura e brilho prata e a Plume Point Prata é uma malha leve e transparente com fundo preto com brilho prata. A Light Emana é uma malha elástica com conforto, toque macio e fio Emana.

 

 

 

Novidades têxteis tecnológicas

 

O mercado têxtil está a cada dia mais abastecido de novidades e tecnologias de ponta. Após o sucesso dos tecidos inteligentes, como os fios com memória e fibras aromáticas, os tecidos ganham novos caimentos, tramas e ligamentos que auxiliam na saúde e na parte estética, padronagens que simulam estampas. Há uma grande tendência no mercado atual no segmento voltado para o bem estar e beleza, com fibras que agem diretamente em efeitos benéficos para o corpo. Uma grande tendência atual são os tecidos de denim com máximo conforto, que permitem movimento e conforto extremo por causa dos seus ligamentos e composições. A Catarina apontou as novidades têxteis tecnológicas que estão em evidência para você ficar por dentro das novidades do mercado.

 

 Canatiba

A Canatiba produz denim para todos os segmentos. A tecelagem aposta no denim com conforto e também com benefícios para a saúde. Um dos destaques é o Avangard Beauty Denim. A tecnologia Beauty Denim (com fio Emana, da Rhodia) tem cristais bioativos, que absorvem o calor do corpo e o devolve sob a forma de raios infravermelhos. O resultado é o aumento da elasticidade da pele e a redução dos sinais de celulite. As propriedades de tratamento do tecido são mantidas mesmo após os processos de beneficiamento, uso e lavagem.

A Tecnologia Duo Core da Canatiba se alia as fibras tecnológicas, para maior caimento e elasticidade, com conforto sensorial. O Duo Core tem construção de Modal e Liocel com a Lycra Dual, uma combinação de lycra recoberta com algodão, que mantém a forma e não cede e ainda se ajusta ao corpo com maciez.

Um dos lançamentos inéditos no Brasil, o Megaflex Therma Comfort une o denim com a tecnologia Invista, para conforto térmico, que pode ser usado nos dias quentes, em caminhadas, passeios de bike e em locais fechados com temperatura elevada. A utilização do fio T400 Lycra no Megaflex Therma Comfort ganha para a gama de produto COOLMAX, para atender as necessidades do corpo em manter a temperatura ideal e preservar o conforto. Ainda entre os destaques da Canatiba, está o São Tomé Stretch, com tingimento intenso, o que faz deste denim um produto resistente ao cloro, confortável e de ajuste perfeito ao corpo.

 

 

Santaconstancia

A Santaconstancia tem uma grande gama de tecido tecnológicos que trazem benefícios para a saúde com a presença do fio Emana, desenvolvido pela Rhodia, uma inovação tecnológica têxtil que possibilita a criação de vestuários bioativos capazes de promover um novo nível de interação entre o tecido e a pele, aumentando o bem-estar. Com tecnologia de raios infravermelhos longos, que converte o calor do corpo humano em benefícios para cuidados com a pele e desempenho esportivo. Graças aos minerais bioativos incorporados no fio, Emana absorve o calor do corpo e emana raios infravermelhos longos de volta para a pele, oferecendo propriedades de termorregulação e melhorando a microcirculação sanguínea.

Como resultado, uma fórmula exclusiva que melhora a elasticidade da pele e reduz a aparência da celulite, proporcionando uma pele mais lisa e jovem, além do conforto. Para os atletas, o fio Emana melhora o desempenho esportivo, reduz a fadiga muscular com menor consumo de oxigênio, também melhorando a recuperação muscular. Os benefícios são cientificamente comprovados e suas propriedades proporcionam um efeito perene, mesmo após infinitas lavagens. O Emana tem a certificação Classe I da Norma OEKO-TEX 100, o que garante que o produto não contém substâncias nocivas.

Light Emana da Santaconstancia é uma malha elástica confortável, com toque macio e fio Emana. Ainda para atividades que necessitam roupas leves e ajustadas ao corpo, a SantaConstancia tem o Emana Plus, Eclet Plus, Authentic Mescla, Light (CO2), Energy Emana e Emana Air. Indicados para a confecção de roupas para práticas esportivas, todos contem tecnologias que permitem a realização dos movimentos sem qualquer dificuldade.

 

 

por Mariana Goulart
@marianaloureirogoulart