CATARINA - a revista para quem faz, entende e gosta de moda.

Rendas no Programa Catarina

Por: Redação – Lilian Joenk

A renda é um tecido nobre que surgiu na Europa e se desenvolveu a partir da Renascença. Ela ficou esquecida durante algum tempo, mas ressurgiu em um desfile da Prada há algumas temporadas, e depois disso tornou-se item necessário nas listas de tendências, aparecendo em várias coleções.


Os tipos mais comuns de renda são a renda de bilros e renda de agulha, acredita-se que a renda de bilro é originária de Flandres (região belga) e a de agulha, da Itália. No Brasil a renda de bilros foi trazida pelos portugueses e durante muito tempo foi a ocupação de freiras nos conventos. A popularidade da renda caiu no final do século XIX e início do século XX. Desde essa época, raramente era usada e ficou associada à confecção de lingeries, até ser redescoberta nas últimas temporadas. Agora a moda parece ter se rendido a esse tecido.


Esse tecido não é fácil de ser usado, por isso alguns cuidados são necessários. Como ela sugere transparência e requinte, fica melhor quando usada com sobreposições e misturada há outros tecidos. Também é preciso tomar cuidado para não ficar sexy demais – e até mesmo vulgar.


Assista a matéria sobre rendas no Programa Catarina e confira as dicas dos fashionistas para não errar quando escolher esse tecido.



<< Navegaçao horizontal >> Melhor visualizado em 1024x768 - Mapa do Site - Copyright © 2008 - Catarina Comunicaçao de Moda & Editora