Insta fitness: Musas

Mulheres reais, sucesso e acessos de celebridades. Essa é a cena do mundo atual no Instagram quando o assunto é fitness. A grande vontade de emagrecer, mudar o corpo e ser seguida por milhares de pessoas numa rede social, já pode ser o suficiente para fazer um perfil de sucesso nos chamados Instafitness. Os blogs e postagens de saúde e estética do corpo viraram um negócio promissor que cresce a cada dia mais e engole segmentos já um pouco triviais na rede, como moda e gastronomia. Além de todo esse retorno instantâneo, ser uma celebridade fitness pode significar dinheiro no bolso!

Depois dos programas de televisão oferecerem uma mudança radical no corpo e no estilo de vida, chegou a vez das redes sociais proporcionarem aos seus seguidores a possibilidade de uma vida saudável e de quebra um shape invejável. O Instafitness é uma modalidade do aplicativo Instagram que se transformou na inspiração pra muita gente que andava fugindo da academia e de uma geladeira recheada de alimentos funcionais. É claro que o grande embalo do Instafitness foram as musas, que deixaram o feed do Instagram parecendo uma revista diária de como conseguir o abdômen perfeito, como treinar glúteos na sala e como preparar o suco verde para a pele, cabelo, barriga e queima de gordura. Tudo sem muito mistério, porém é preciso tempo e dedicação.

O Instagram existe há quatro anos, mas sua ascensão se deu há pouco mais de dois anos, quando o Facebook comprou a rede social e massificou a paixão pelas postagens fotográficas. A ideia do Instagram é que cada um pode ser um grande fotógrafo no aplicativo, que fornece uma quantidade de mudanças nas fotos, como filtros, saturação, ajustes de cores e muito mais. O começo foi um pouco romântico, com postagens de paisagens, gastronomia e lifestyle sofisticado. Hoje a coisa mudou e o Instagram virou um grande precursor dos segmentos estéticos e como consequência, um grande negócio. A imagem, seja ela editada ou não, é capaz de render curtidas ao ponto de serem negociadas, ali mesmo nos comentários.

Em plena era da longa vida e alimentação balanceada, as pessoas procuram cada vez mais por alternativas simples de serem executadas. Os famosos DIY (sigla em inglês para faça você mesmo) viraram febre mundial, em blogs e redes sociais com milhões de acessos e curtidas. O Instafitness é uma mistura de DIY com publicidade maquiada que faz muito sucesso, que traz postagens de fotos e vídeos que prometem o que cumprem. O grande sucesso está na vida real, no que você realmente pode fazer e conseguir seguindo metas e traçando objetivos. Psicologicamente positivas, as fotos estimulantes de “antes e depois” são divulgadas de forma motivacionais e também como business.

As musas do Instafitness não são aquelas inacessíveis. Elas são mulheres que resolveram suar a camisa pra ganhar espaço na Internet. Fisioterapeutas, médicas, atletas, chefs de cozinha e até mesmo donas de casa, que um dia clicaram suas fotos de biquíni no espelho e começaram uma verdadeira tática de guerra pra obter o corpo dos sonhos. Hashtags do tipo #projetoverão, #sixpack e #partiuacademia mostram facilmente o quanto a moda pegou de verdade em todas as idades e classes sociais. As fórmulas são tão fáceis de copiar, que já é possível montar um programa ali mesmo, reunindo no seu feed de notícias e favoritos as suas musas fitness preferidas, e esperar as postagens diárias pra dar o próximo passo.

Se pudéssemos dizer que existe uma über musa fitness, assim como tiveram que achar um novo termo para Gisele Bündchen, ela se chamaria Bella Falconi. A brasileira, que atualmente mora nos Estados Unidos tem 1,15 milhões de seguidores no Instagram e começou de forma despretensiosa.  Um dia desanimada com o seu trabalho em um banco, Bella criou coragem e investiu numa loja de suplementos, que era um dos seus sonhos, que foi o pontapé inicial não só para sua carreira, mas também para começar as postagens fitness motivacionais no Instagram, na qual é a precursora. Na época, em 2011, o Brasil ainda não conhecia o aplicativo, mas nos Estados Unidos já era comum. Hoje, Bella Falconi é uma marca consolidada, com lojas on line, físicas e parcerias com labels fortes, como a catarinense Live!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Bella, o Brasil tem um ponto positivo, o de valorizar as celebridades da web, o que não ocorre igualmente nos Estados Unidos: “a mídia lá e voltada apenas pra Hollywood. Eles não publicam quase nada de web celebrities. Aqui eles já dão mais valor a pessoas que são fenômenos de redes sociais”, afirma a personal trainer durante a entrevista exclusiva para a Catarina. Os seguidores idolatram a musa, mas criticam também. Os brasileiros são calorosos e fiéis, no ponto de vista de Bella, que faz questão de pontuar que não vive de redes sociais e sim usa a plataforma como divulgação de suas lojas e academias. Mesmo usando seu espaço na Internet para divulgar seus parceiros, Bella Falconi ressalta que não vende postagens e que só divulga aquilo que acredita, preferindo sempre investir num mundo real e se aperfeiçoando como formadora de opinião, já que acha uma grande responsabilidade.

O Brasil é um celeiro de web celebrities, que da noite para o dia geram números astronômicos e invejáveis em qualquer aspirante ao sucesso. O boom das blogueiras de moda e seus looks do dia foram um pouco esquecidos, repaginados por looks fitness, com novas modelagens, cores e texturas de tecidos tecnológicos. As coleções de sandálias deram lugar ao arsenal de tênis coloridos, igualmente ou mais caros que os sapatos sonhados de grandes designers. Um novo e promissor mercado ressurgiu, depois de um tempo em segundo plano na vida corrida e agitada da maioria das pessoas. A moda se apropriou das tendências fitness e mesclou tudo, colocando na passarela de ícones como Chanel, tênis esportivo com pegada fashion em toques de tweed.

Na próspera web brasileira, as musas fitness despontam diariamente. Michelle Franzoni é outro grande fenômeno do Instagram. Com 537 mil seguidores, a catarinense mudou radicalmente de vida em 2011, depois de ganhar mais de 33 quilos em menos de um ano. Mimis, como é chamada, não queria mudar o seu corpo, e sim sua maneira de viver. Começou a fazer psicoterapia, reeducação alimentar e exercícios físicos mais intensos. Optou por não usar medicamentos e afirma que foi muito difícil, mas não impossível. Após perder 33 quilos em 10 meses, Mimis não mudou apenas o seu corpo, mudou a vida de muitas pessoas. A fisioterapeuta faz um conteúdo motivacional no seu blog e redes sociais, ajudando gente que como ela, passou a vida lutando contra a balança e o efeito sanfona. Hoje, Mimis virou uma espécie de guru da boa forma, com contratos com gigantes como a Vivo, que disponibiliza um conteúdo interativo pago para smartphones de dicas para dietas e exercícios físicos preparados pela blogueira fitness. O blog da Mimis é o mais acessado no país no segmento fitness.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A profissão entrou em ascensão e muitas blogueiras migraram para uma vida mais saudável e regrada. Essa adaptação ao novo perfil estético e gastronômico dividiu e depois unificou as celebridades da Internet. Antes as blogueiras de moda estavam mais preocupadas em mostrar seus sofisticados posts gastronômicos em restaurantes estrelados. Hoje todas entraram na onda fit e passaram a apostar em pratos mais coloridos, parcerias com marcas de produtos funcionais, academias e activewear. Modelos famosas puderam levantar sua bandeira saudável, tão criticadas anteriormente pela necessidade de manter o peso estável por causa da profissão. Carol Magalhães é uma dessas celebridades que vive se reinventando, de modelo conhecida passou à musa fitness, com quase 300 mil seguidores e uma vida pra lá de invejável. Pilates, exercícios funcionais, tratamentos estéticos, de beleza e todo suporte necessário pra ser copiada por todas as mulheres normais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há também quem faça o caminho inverso, invadir o meio fashion depois de se consagrar musa fitness, como a blogueira Gabriela Pugliesi, que começou com um blog de dicas saudáveis e rapidamente virou hit não apenas na rede, mas em revistas, palestras e produtos. Pugliese tem cerca de 808 mil seguidores no seu Instagram e mais que seus dias abarrotados de atividades físicas e boa alimentação, divide sua vida pessoal, faz desabafos e mostra que dominou as passarelas, participando de desfiles e editorais de moda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Mariana Goulart
Fotos: Divulgação

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