GABRIEL GONTIJO: UMA NOVA FASE PARA O INFLUENCER

O mineiro Gabriel Gontijo conquistou o mundo digital aos poucos. Um vídeo aqui, uma foto ali, e quando viu, já estava falando para milhares de pessoas que passaram a acompanhar seus takes cheios de personalidade no Snapchat e seu Instagram, recheado de fotos cuidadosamente clicadas. O segredo de Gabriel é não ter segredo. Ele cresceu de maneira orgânica e despretensiosa, mostrando o dia a dia, falando de aleatoriedades à assuntos polêmicos, tudo, com muito bom humor. Apesar da fama digital, ele agora busca o algo a mais, a ponte entre Influencer e profissional de moda e comunicação. Mas para chegar nessa parte, é preciso entender como tudo começou….

O primeiro trabalho do publicitário de 25 anos dentro da moda foi na área de marketing da marca Iorane. Lá ele teve a oportunidade de se descobrir como profissional, entender como comunicar, explorar quais assuntos sabia falar melhor. Uma escola, que fez toda a diferença na história do influenciador.

Em paralelo ao trabalho, Gabriel decidiu criar também um blog para compartilhar suas referências, dicas e inspirações, e assim deu o primeiro passo de sua história no mundo digital. Com o blog a audiência começou a se aproximar, os números foram crescendo, e as redes sociais se multiplicando. A primeira foi o Instagram, onde a comunicação em forma de foto virou tendência. Depois o Snapchat entrou em cena, com vídeos rápidos com zero produção. E foi nessa nova ferramenta, que Gontijo viu seus números dispararem e sua persona nas redes sociais alcançando todo o Brasil. A plataforma foi responsável pelo grande boom de audiência do influenciador, a partir do Snap, pessoas de todo o Brasil começaram a acompanhar a rotina do mineiro, que está 24 horas por dia conectado.

Com quase 80 mil seguidores do Instagram, e mais de 20 mil visualizações no Snapchat ,ele consolidou seu espaço na internet. Atualmente, 90% de sua atuação profissional esta nas redes. “A internet virou consequentemente o meu trabalho, é onde eu consigo vender um espaço publicitário, trabalhar pra algum cliente”, conta Gabriel. E é nessa hora, que o lado publicitário entra em cena e ajuda o digital influencer a ter um outro olhar sobre o business. Uma foto com um ângulo diferente, uma ação inusitada… é indiscutível que a escolha profissional tem uma boa dose de participação no universo digital de Gabriel, que explica “Foi algo natural, eu fui me descobrindo. Nunca pensei na estratégia, foi tudo fluindo organicamente. Aprendi a fazer publicidade e decidi a fazer essa publicidade pra mim.”

O reconhecimento nacional atraiu parceiros, marcas e novas experiências, uma delas, foi a possibilidade de fazer a cobertura da Nova York Fashion Week. E essa viagem, foi decisiva para mudar a maneira com que o influenciador se via dentro do mercado de moda. “Fui assistir o desfile da Rodarte, foi a apresentação com mais editores de moda que eu já tive a oportunidade de presenciar. Lá que me deu o clique, e eu vi que era aquilo que eu queria pra mim. Quero ser alguém que esteja nesses eventos pra trabalhar, e não só ficar indo de um desfile para outro, trocando de roupa para mostrar na blog. Quero que meu trabalho perdure além de uma postagem”, explica.

Para onde ele vai a partir daqui? O próximo passo para Gabriel ainda é incerto, ele está estudando todas as possibilidades para traçar os novos objetivos profissionais. Voltar ao início, se aliar a grandes marcas de uma maneira mais íntima é uma das vontades. “Eu quero ver o que foi desfilado na passarela e transformar em venda. Selecionar a peça que eu sei que vai ser absorvida pra determinado mercado. Quero fazer algo que impacte, que faça com que todo o tempo gasto, manual e intelectual, na produção de uma coleção seja reconhecido e faça valer a pena. Me senti meio carente nessa parte quando vi essas pessoas super importantes nos desfiles, trabalhando e sendo admiradas por isso. Pensei – Peraí, quero ser grande também!”

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*