';
FOMOS CONFERIR: WORKSHOP CRIAÇÃO VERSUS NEGÓCIOS DE MODA!

A última sexta-feira começou animada em Florianópolis. Criativos de todos os tipos se reuniram no hotel Il Campanário, em Jurerê Internacional, para conferir o segundo workshop Criação Versus Negócios de Moda, organizado pela Casa de Criadores em parceria com o Grupo Lunelli – grande patrocinador do evento. Para começar os trabalhos, André Hidalgo, diretor criativo da Casa de Criadores – fez uma palestra sobre empreendedorismo, contando cases de sucesso que admira no universo da moda, como João Pimenta e Ronaldo Fraga. Além do contar a história por trás da Casa de Criadores, a ideia por trás do evento e seu relacionamento com novos estilistas e profissionais de moda.

André abriu espaço para nomes como Mario Viana, da M360 Brand Consulting, que começou sua palestra sobre Plano de Marca com a seguinte frase em destaque: “Em mar calmo, qualquer barco navega bem”. Falando sobre a importância de saber o que realmente se quer, a necessidade de se ter um branding, plano de negócios e plano de comunicação alinhamos e os desafios de dar o primeiro passo. Logo após, as estilistas da Lez a Lez, Juliana Jabour e Tatiana Tamboseti, com a pauta O processo criativo na indústria. E para finalizar a manhã, uma palestra com Daniela Falcão, diretora de redação da revista Vogue, que falou sobre Negócios de Moda e Mídia. Daniela falou sobre a presença da revista nas redes sociais, a grande representatividade no Instagram e como a plataforma se tornou a principal ferramenta para a cobertura de moda. Além disso, ela afirmou que a revista não entrará no Snapchat – para a tristeza de muitos – com a justificativa de que quem lê Vogue procura por uma curadoria de imagem e informação que não é possível ter 100% na rede social.

Após o almoço, o grupo voltou a se reunir para a segunda etapa de palestras que foi aberta pelos estilistas Fábia Bercsek, Karin Feller e Lui Iarocheski em uma mesa redonda falando sobre os desafios de ser empreendedor e criador ao mesmo tempo. Os três contaram suas trajetórias e de suas marcas, a necessidade de saber organizar o mundo criativo e de negócios e deram dicas para quem está investindo agora nesse caminho.

A jornalista e consultora de moda Andréa Bisker, tinha como missão apresentar o Novo Mundo para os convidados. Ela falou sobre economia colaborativa, com destaque para grandes nomes como Uber e Airbnb, como essa nova forma de negócio irá tomar o lugar do capitalismo com a ajuda da queda do consumismo e a maior consciência das pessoas em relação ao que compram. Para finalizar, Dudu Bertholini conquistou a todos com seu bom humor, foram 50 minutos de muito conhecimento, referencias e risadas – claro! – na palestra sobre Identidade de Moda. Falou de Yves Saint Laurent, Coco Chanel, Karl Lagerfeld, Tom Ford…um passeio pelos principais nomes da moda e tudo que eles significam no que vemos hoje.

Foi um dia de muito aprendizado e troca de experiências, um evento com direito a casa cheia, mostrando o interesse de Florianópolis por encontros como esse. Que venham outros momentos assim, novos espaços para debates interessantes e atuais, e cada vez mais criativos apostando no que acreditam e fazendo acontecer!

Deixe uma resposta

Você precisa logar para inserir um comentário.