Os 90 anos da Gucci

Em 1921, Guccio Gucci abriu uma empresa de artigos de couro e uma pequena loja de bagagens, em Florença, na Itália, dando início a história de uma grande marca. Ele trouxe para a Itália toda sua experiência sobre a refinada estética da nobreza, adquirida em anos de trabalho no Savoy Hotel, em Londres. Este conhecimento somado à habilidade dos artesãos da região resultou em refinados produtos, que começaram a atrair uma selecionada clientela internacional sofisticada. Eles procuravam a coleção de bolsas, malas, luvas, sapatos e cintos, inspiradas no tema eqüestre, com estribos e freios de cavalos como motivos que, com o tempo, tornaram-se símbolos eternos da Casa.

Ano que vem, a grife completa seus 90 anos, mas as comemorações começam agora. Em Janeiro, a Gucci associou-se à Christie´s, uma das mais respeitas casas de leilão do mundo, e lançou o “Gucci Collector”, um serviço online que avalia gratuitamente o valor dos produtos vintage da marca. O serviço altamente qualificado foi especificamente projetado para colecionadores apaixonados que buscam aprender mais sobre suas peças favoritas.

A vantagem é que esta ferramenta irá fornecer um ambiente confiável para as transação de itens vintage Gucci, ao contrário do que acontece em muitos leilões de sites como o eBay. No site gucci.com ou Christie.com, o colecionador poderá fazer upload de suas fotos e dentro de duas ou quatro semanas ele receberá a avaliação.

Paralelo a isso, a Casa anunciou o plano de abrir um museu Gucci onde tudo começou, em Florença, por conta do 90º aniversário. É a primeira vez que todo o imenso arquivo de produtos da marca será acessível ao público. O objetivo é que os visitantes possam apreciar a história da Gucci e também entender como a ela está nos dias de hoje.

Aproveitando também o quase um século de vida, foi lançada uma nova campanha, a “Forever Now”. Foram usadas duas imagens em preto e branco tiradas na década de 50 da fábrica, em Florença. Também foram resgatados antigos ícones, como a estampa de diamante, o freio de cavalo e a fita verde e vermelha, além de relançarem modelos clássicos de bolsas. A Jackie vem com aplicações em metal e a Bamboo com um cabo de madeira esculpido.

O conteúdo escrito desde site está sobre a licença Creative Commons e pode ser reproduzido não-comercialmente sob a atribuição de créditos á Revista Catarina. Fotos, marcas, vídeos e músicas postadas aqui são propriedade dos seus respectivos autores.

DESIGN: GRUPO903      TECNOLOGIA: IMAGINARA