Como viajar mais gastando menos

Como viajar mais gastando menos



Não existe nada mais prazeroso e recompensador que conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Muitos nichos de turismo tem surgido nos últimos anos, como já falamos na matéria Viagens com propósito. Viagens extremamente luxuosas e que requerem um grande valor já não atraem muito os viajantes mais assíduos e conscientes. Viajar é maravilhoso, mas viajar gastando pouco é melhor ainda! O ator Flávio Fusco, apresentador do #FuicomFusco já viajou mais de 20 países e em seu programa, divide a sensação de conhecer diversas culturas, economizando ao máximo no roteiro.

Para ele, a palavra que norteia este tipo de experiência é planejamento. “Quando você se organiza e prepara tudo com antecedência, a chance de ter algum imprevisto é bem menor, justamente por já deixar tudo claro: qual o roteiro, quanto de dinheiro precisa levar para o destino, idioma, e qual a melhor estação do ano para ir”, explica. Durante os preparativos para a viagem, muitas dúvidas começam a surgir; desde como fazer para arrumar as malas, até questões sobre troca de moedas, necessidade de passaporte e seguro-viagem, além de vacinas específicas exigidas pelo governo do país. “A cada dia, procuro deixar mais claro possível os segredos e dicas, muitas vezes em formato de passo a passo, para que todos que acompanham meu Instagram e o programa possam se orientar, para justamente não correrem o risco de terem uma viagem com sustos e imprevistos”, completa Fusco. Ele nos deu cinco dicas para quem quer ter uma viagem mais tranquila e proveitosa:

 

#Planeje

Fazendo tudo com certa antecedência, a chance de ter imprevistos é bem menor, afinal, você vai viajar preparado para o local desejado. Nada de pegar sua mochila e sair por aí sem destino, embora pareça tentador. Saber para onde está viajando é muito importante e faz toda diferença na hora de abrir a carteira. Então pesquise bastante antes de viajar, de preferência planeje sua viagem com uma boa margem de antecedência, pesquise por hospedagem, alimentação, pontos turísticos e meios de transporte. Busque também saber o que as pessoas que já fizeram esse passeio acharam e veja se realmente vale a pena.

 

#Estude o destino

Hoje em dia, existem vários blogs especializados em viagens, principalmente para destinos específicos. A informação prévia é essencial para uma viagem sair como planejada. Sair do óbvio e explorar pontos não muito famosos do destino também pode fazer você economizar muita grana, pois geralmente a alta demanda desses pontos encarece os produtos e serviços. Além disso, você terá um contato maior com os locais menos visitados, mas, que podem apresentar cenários sensacionais.

 

#Reserve seu dinheiro aos poucos

Sendo o destino nacional ou internacional, você vai precisar levar dinheiro para gastos pessoais durante a viagem. E nada melhor do que fazer isso aos pouquinhos, reservando a cada mês uma parte do que for levar. Para viagens internacionais, uma ótima dica é ir trocando a moeda do país de destino aos poucos. Assim, você evita uma variação alta do câmbio e consegue uma média de cotação super vantajosa.

 

#Faça um seguro viagem

É muito fácil contratar um seguro viagem, que inclui desde cobertura com gastos de saúde, até extravio de bagagens. Pode ser feito com uma agência de turismo, diretamente com as seguradoras ou operadoras de cartão de crédito (muitas oferecem o benefício gratuitamente dependendo da categoria do seu cartão). O investimento é baixo e evita aborrecimentos.

 

#Esteja aberto ao novo

Quando estiver viajando, tenha a mente aberta para conhecer novas culturas e amizades. Experimente algo que nunca imaginou comer, faça algo que jamais imaginaria ter coragem. Viajar é se superar, se conhecer e voltar diferente da maneira que você foi.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*