';
BRUNCH: UMA DELICIOSA TRADIÇÃO

Se reunir em volta da mesa por várias horas, saboreando comidinhas deliciosas e jogando conversa fora com amigos e família está na lista de programação preferida de muita gente. Nos últimos anos esta tradição vem sendo adaptada ao brunch, uma prática de origem britânica que une o café da manhã (breakfast) ao almoço (lunch). O termo é antigo, data de 1895 na Grã-Bretanha, e foi originalmente usado para descrever a primeira refeição de domingo de quem gostava de curtir a noite de sábado até o sol nascer. Por não ter condições de acordar cedo para o café da manhã, o jeito era misturar tudo que há de melhor nas duas primeiras refeições do dia. Algum tempo depois, em 1930, foram os americanos que se renderam a essa prática, as cidades de Nova York e New Orleans foram as primeiras a se apaixonar.

Atualmente não existem mais regras, o brunch pode ser aproveitado em sábados, domingos, feriados ou datas comemorativas. No cardápio uma mistura de receitas matinais com outras mais elaboradas e quentes. Pães variados, ovos mexidos, bolos, torradas, geleias, quiches, panquecas, biscoitos, cereais, salada de frutas. Em ocasiões especiais, como casamentos e eventos festivos, a prática serve como uma recepção para os convidados, servido em pratos pequenos ou mesmo em estilo finger food, em sistema de buffet. O cardápio ganha uma versão mais sofisticada, com frios como salame, vários tipos de queijos, sushi, aspargos e outras iguarias finas. A ideia é descontrair o ambiente, e o brunch é perfeito para estes momentos.
Demos um giro pelos principais estabelecimentos que oferecem essa refeição e apresentamos para vocês quatro opções deliciosas. Vale a pena conferir!

picmonkey-collagecoffeeshop

THE FAMILY COFFEE SHOP

A ideia de servir brunch no The Family Coffee Shop foi uma união entre a demanda dos clientes da casa, que procuravam o café da manhã servido como uma forma de almoço, e do gosto por esta refeição vinda da família de Guilherme Pereira, proprietário do café. A primeira temporada foi realizada em junho de 2014 e contou com um cardápio bem tradicional, com bagel, ovos beneditinos com molho holandês e bacon, Além da entrada e sobremesa. A aceitação do público foi tanta, que nas temporadas seguintes eles resolveram fugir da tradição e criar novas combinações.
Para 2016 a proposta é ainda mais inovadora, toda semana eles apresentam nas redes sociais três opções de refeição para que seus seguidores decidam qual será a delícia saboreada no sábado. Além dessa comunicação direta com o público o estabelecimento ainda conta com uma degustação especial de cafés durante o brunch e a famosa Jam Session de Blues, para deixar o sábado ainda mais especial.

Av Madre Benvenuta, 1157 – Bairro Santa Mônica – Florianópolis
Brunch servido todos os sábados das 10:30 às 14:00

picmonkey-collageilcampanario

IL CAMPANÁRIO

O restaurante La Fontana, do hotel Il Campanário, em Jurerê Internacional, criou seu cardápio com base na tradicional origem do brunch. A ideia é sair da rotina da semana e aproveitar o domingo sem pressa, na companhia de amigos e família.
Servida das 12h30min até 16h30min a refeição é em forma de buffet e conta com opções como carpaccios, saladas, risotos, croissants, pernil assado, chester, omeletes e sobremesas. Uma mistura bem elaborada dos melhores pratos servidos no café da manhã e no almoço. São aproximadamente 50 ítens preparados pelo chef Rafael Campagnolo, que adora criar semanalmente novas receitas para surpreender o público.

Av. dos Búzios, 1760 – Jurerê Internacional – Florianópolis
Brunch servido todos os domingos das 12h30min até 16h30min

picmonkey-collagebrasserie

BRASSERIE BOCAIÚVA
Anexo ao hotel Blue Tree, no centro de Florianópolis, o Brasserie Bocaiúva vem conquistando cada vez mais clientes devido ao seu ambiente moderno e gastronomia de alta qualidade. Além do tradicional café da manhã servido no hotel, o restaurante ainda conta com três opções fixas no cardápio que podem ser servidas a qualquer hora do dia. Uma das propostas que a casa oferece é o café americano, com ovos, bacon, sucos, manteiga, geleia etc. Nos finais de semana, você pode aproveitar o brunch com sotaque francês que é servido no local com pães, queijos, doces e massas vindos diretamente da França.

Rua Bocaiúva, 2304 – Anexo ao Hotel Blue Tree – Florianópolis

picmonkey-collage4

JARDIM AMELIE – LA DÉLICATESSE
O Jardim Amelie em Joinville tem em seu cardápio todos os ingredientes para a criação de um bom brunch, cesta de pães, ovos beneditinos, frutas, bolos, sanduíches quentes e frios, waffles…são muitas as opções para quem busca uma refeição especial.
É possível escolher entre o Buffet de café da manhã ou pedir cada item a La carte. A proposta da delicatesse é que as pessoas possam cutir esse momento com calma, aproveitando a leitura de um livro ou um papo interessante.

Rua Otto Boehm, 1042 – Joinville
Aberto das 11h30min até 22h

picmonkey-collagebaln

TERRAÇO BISTRÔ
Aproveitar a primeira refeição do final de semana com vista para os arranha-céus de uma das cidades mais charmosas do país deixa qualquer dia mais bonito. O Terraço Bistro, fica no Edifício Terraço da Rainha na Barra Norte e além de um cardápio delicioso conta com um visual belíssimo da orla de Balneário Camboriú.
Em uma mesa de Buffet, são servidos seis tipos de pães – dois deles produzidos no próprio bistrô -, frios, queijos, geleias, iogurtes, grãos, sucos, chás e doces, como por exemplo, o bolinho de chuva recheado. Para quem quiser um tradicional ovo mexido, pode pedir na hora e receber quentinho e super bem preparado.

Rua Romeu Pereira, 84 -Ed. Terraço da Rainha – Balneário Camboriú
Brunch servido sábados e domingos das 8h às 11h30min
É preciso fazer reserva*

picmonkey-collagedona

DONA CICLANA

Se você acordou tarde sábado ou domingo e não sabe se toma café da manhã ou almoça, a Dona Ciclana é a solução dos seus problemas! Por lá, você aproveita doces, salgados e bebidas pelo valor fechado de R$ 45,00 por pessoa. São mais de 40 pratos servidos, entre eles pizzas, risottos, pães de queijo, cachorro quente, sobremesas, e muito, muiiiito mais!

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 496 – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis.
Sábados e domingos das 13h ás 20h.

picmonkey-collage

CHEZ CRIS CAFÉ BISTRÔ

Localizado no centro de Floripa, o Chez Cris Café Bistrô é puro charme! Se você procura um lugar calmo em meio ao agito do dia a dia, lá é uma ótima pedida! Apesar de não ter a opção “brunch” no cardápio, a refeição pode ser facilmente adaptada com o café da manhã servido na casa, suas tortas e salgados deliciosos! Algumas das opções que você pode encontrar por lá são os incríveis croque monsieur, strudell de maça, cheesecake de paçoca, waffle, etc. Vale – muito – a pena conferir! ?

Rua Presidente Coutinho, 652 – Centro
Segunda á sexta das 8:30 ás 19:30
Sábado 9h ás 15h

Comentários
Deixe uma resposta

Você precisa logar para inserir um comentário.