A Catarina valoriza e incentiva jovens criadores em todas as áreas. Estamos sempre buscando por novos talentos, por trabalhos autorais e principalmente independentes. Esse é o caso do We Fashion You!
Encabeçado pela estudante de moda Cássia Guerra, o WFY é um blog que comunica moda de uma maneira diferente. Transitando pelas tendências de design, fotografia, arte, música, festas e é claro, moda, realiza até mesmo minientrevistas com rostinhos conhecidos daqui e de outros lugares do mundo.
Por tudo isso, em fevereiro desse ano garantiram o posto de 4° melhor blog de moda do Brasil, no concurso realizado pela Estácio de Sá, Instituto Zuzu Angel e a revista Is Fashion Mag. Foram doze meses de muitas mudanças e, para comemorar o aniversário, o WFY preparou uma edição de revista online que será lançada em breve e estará disponível para download gratuito. Exclusivamente, a Catarina recebeu fotos dos editoriais da revista, que foram clicadas por Guilherme Dimatos e Denny Sach.
Com orgulhinho no peito por esse talento daqui, batemos um papo com a Cássia para conhecer melhor esse trabalho e os planos para o futuro do We Fashion You. Confira!
Catarina: Como começou o We Fashion You? Da inspiração ao primeiro passo.
Cássia Guerra: O We Fashion You surgiu de uma inquietação minha. Sou uma pessoa que não consegue ficar parada, como diria minha mãe, pulga na cueca, ou melhor, calcinha. Eu gosto de correr atrás, colocar a mão na massa e, o mais gostoso, colher os frutos do que eu mesma plantei. Assim, uni esse meu perfil um tanto quanto “empreendedor”, por assim dizer, a outras paixões que alimento e estudo: escrita, fotografia e moda. Dessa mistura nasceu a ideia de um blog de moda um tanto quanto diferente dos milhares “looks do dia” que tem por aí. Queria algo com mais conteúdo e ao mesmo tempo mais poético.
Por fim faltava escolher um nome. Não precisei pensar muito, “We Fashion You” veio como uma epifania e hoje eu não vejo melhor título para o site.
C: Depois do primeiro passo, o alcance e as proporções foram aumentando e o blog passou por algumas mudanças. Como foi essa transição?
CG: Em primeiro momento, eu convidei uma amiga que estuda jornalismo para tocar o site comigo. Eu já tinha quase tudo na cabeça, só faltava executar. Nos primeiros meses o endereço virtual era hospedado pelo wordpress.com e ainda assim já passou a ganhar uma proporção que não imaginávamos. Por motivos a parte, a Suelen decidiu sair da parceria e eu passei a administrar o site sozinha. Logo que ela saiu eu reformulei toda a identidade visual (layout, logomarca) do blog, além de comprar um domínio .com para profissionalizar ainda mais as coisas. Crescendo ainda mais as visualizações diárias vi a necessidade de convidar pessoas para colaborarem na redação, e assim o fiz.
C: Você contou com a ajuda de muitos colaboradores? Gostaria de citar alguém em especial?
CG: Contei – e conto – com a colaboração de fotógrafos, maquiadores, produtores e redatores. É uma via de mão dupla, criamos projetos em parceria, como editoriais de moda e a revista que está por vir, que são ótimos para o currículo de ambos, sem contar que a divulgação do WFY abrange um público bastante grande e tem gerado trabalhos a parte para a equipe.
Tenho muito a agradecer ao fotógrafo Guilherme Dimatos, à maquiadora Vanessa Neto, e aos redatores Claudia Bär e Lui Iarocheski. Outro nome que não posso esquecer é Ana Laura Rosa, colega de faculdade, redatora e produtora de moda que tem sido meu braço direito.
C: Esse novo modelo de blog que vocês utilizam oferece conteúdo em diversas áreas, o que atrai um público variado comparado a outros blogs de moda. Generalizando, você acha que atinge um público específico?
CG: Acho que o WFY é bastante democrático e reúne leitores de diversas áreas e interesses, porém acredito que temos sim um público maior que envolve designers de produto, designers de moda, fotógrafos, jornalistas. Além de, claro, aquelas pessoas que não trabalham com criação mas que se interessam por conteúdo da área. Sempre recebemos mensagens de pessoal que trabalha direta ou indiretamente com moda dizendo que visita o site diariamente como fonte de inspiração para o trabalho, e também como fonte de pesquisa acadêmica. Também tem aqueles que entram em contato para dizer que curtiram a tendência do seapunk e vão pintar o cabelo de rosa (risos).
C: Em fevereiro desse ano, o We Fashion You recebeu premiação como o quarto melhor blog de moda do Brasil, no concurso realizado pela Estácio de Sá, Instituto Zuzu Angel e Is Fashion Mag. O que isso significou para você e para o blog?
CG: Acho que após esse título a equipe passou a ter noção da proporção que o WFY está tendo: abrimos os olhos para o fato de ele, que nasceu regional, ter se tornado nacionalmente conhecido. É tão gostoso receber elogios de alguém que mora numa cidadezinha que até então você não conhecia, e que de lá surgem boas vibrações para você continuar o seu trabalho. É emocionante!
Depois desse prêmio a gente pode dizer que o We Fashion You não é apenas “mais um blog de moda”. Ele diferencia-se em meio a tantas publicações da área.
C: Para comemorar os 12 meses desse sucesso todo, o WFY preparou uma edição especial de revista online para os seus seguidores. Você pode dar uma prévia dela pra gente?
CG: A WFY Mag vem recheada de imagens apocalípticas, inspiradas no fato de que, independente de fim do mundo ou não, devemos festar como se fosse o último dia de nossas vidas. Nossos editoriais, clicados por Denny Sach e Guilherme Dimatos, estão repletos de poesia e os colaboradores mandaram muito bem nas matérias. Tem discussão sobre a identidade de Floripa, tem matéria sobre fotógrafo catarinense e talentos internacionais, tem street style de lá do outro lado do oceano.
Sou suspeita para falar, mas adianto: muito amor!
C: E agora, depois de 1 ano, você está feliz com o rumo que as coisas estão tomando? Quais são os planos para o futuro do WFY?
CG: Eu estou bastante satisfeita com o reconhecimento que eu e minha equipe temos recebido pelo site e, continuando a desenvolver um ótimo trabalho como temos feito, acredito que só tende a aumentar. Quero que o WFY continue sendo fonte de inspiração e referência de conteúdo de qualidade, tudo isso sem perder a identidade que adquiriu nesse meio tempo.
Espero que o We Fashion You continue firmando parcerias de sucesso, como fez ao longo desse 1 ano de vida, junto com a Varal, Macassá, Fresta, Dice, Pandora…
WFY Mag. Foto: Guilherme Dimatos
Emanuele Lazzari