Os grandes portais de e-commerce, que reúnem várias marcas para a comercialização online, já não são novidade alguma. Mas e se o conceito fosse aplicado em uma loja física? Essa é a proposta da curitibana Endossa, que atua no mercado desde 2010. Diferentemente das multimarcas, a loja trabalha com um modelo de varejo inovador, beneficiando o microempreendedorismo por meio do aluguel de espaços destinados a qualquer pessoa que queira comercializar seus produtos.
A maior procura vem de marcas jovens, que usam a irreverente “loja colaborativa” também como forma de posicionamento. As chamadas “camiseterias” marcam presença no local – hoje, a Endossa oferece um mix de 15 marcas de camisetas masculinas. “Nossos produtos atendem desde os homens mais clássicos, que procuram por camisetas tradicionais e básicas, até os mais ousados que gostam de peças lúdicas com linguagem e conceitos diferenciados”, afirma a sócia Nathalia Anring.
Dentre as marcas favoritas da loja, podemos destacar a sustentável Missão Eco (que produz suas coleções usando fibras de bambu), a divertida Mumps, a contemporânea Alas de Toros e a nostálgica Liverpool, de Rafael Lange e Tiago Durante (com quem já conversamos aqui). O aspecto mais interessante desse modelo de negócios é que quem decide pela permanência dos produtos na loja são os próprios consumidores; afinal, cada compra é um endosso à marca.
Além de tudo isso, o local conta com uma galeria de arte que renova suas exposições a cada três meses, criando oportunidades para novos artistas revelarem seus talentos em um espaço aberto ao público. Para quem mora ou pensa em visitar a capital paranaense, não deixe de incluir a Endossa em seu roteiro de compras.
Endereço: Av. Vicente Machado, 1047 – Batel – Curitiba – PR
Horário: De segunda a sexta das 10h às 20h. Sábado das 10h às 21h.
Informações: +55 41 3387-9233
Camila Beaumord
Imagens: Divulgação