Trends: Surrealismo

3.05.2012

Já estamos cansados de saber que os anos vinte são uma tendência, ou foram, não sabemos bem ao certo dizer. Quando os primeiros vestidos de franja Fendi apareceram houve um certo tipo de hesitação, mas hoje vemos ruas tomadas por vestidos e saias com os mais variados tipos e cores de franjas. Até mesmo o cabelo ficou um pouco mais curto, com variações do famoso corte bob que tornaram-se pedidos constantes nos salões. A Louis Vuitton abaixou as cinturas e até pos um trem na passarela. No cinema, filmes como Meia Noite em Paris e Hugo, trouxeram a aura daqueles tempos para os nossos.

 

Mas a década de 20 não foi só feita de franjas, Charleston e cabelos bob. Foi também a época de uma grande efervescência cultural, palco para a formação de diversos movimentos artísticos de vanguarda, como o Surrealismo, que hoje são referências para a moda. E foi também inspiração para as criações de Elsa Schiaparelli, estilista que é tema principal da Impossible Conversations, a próxima exposição da Prada Costume Institute.

 

Na última temporada internacional algumas marcas trouxeram pitadas de surrealismo em suas coleções, como as estampas psicodélicas dos labirintos de Mary Katrantzou e as mãos abraçadas em vestidos de Diane Von Fursteburg. Mas aparece principalmente nos acessórios, nos quais a possibilidade de criar formas inusitadas e brincar com as cores é ainda maior.

 

 

Bolsas e sapatos da coleção de Diane von Furstenberg (1) em formato de partes do corpo e objetos do dia-a-dia. Uma gravata de pelo falso, que imita um bigode (2) da marca francesa Corne Gabriels. Também brincando com pelos, o sapato de Nicholas Kirkwood (3) com um rabo de cavalo. E as partes do corpo voltam a aparecer, principalmente as bocas, no cinto de Yaz Burkey (4), broches de Sonia Riykel e bolsas de Lulu Guinness (5) e nos acessórios da Prada (6).

 

Julia Bittencourt
Imagens: Reprodução

 

Deixe um comentário

*

*

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree