E a Maratona Cultural continuá em Florianópolis, para celebrar o aniversário da capital catarinense! Após a abertura ontem, o evento toma corpo e dissemina-se por diferentes locações na cidade. Tem um pouco de tudo, para todos: música, teatro, dança, cinema, stand up comedy, literatura, artes plásticas, arte urbana e circo.
“Isto é perceptível na Maratona Cultural, que não privilegia um só gênero, mostrando sua abrangência e diversidade, sugerindo um movimento cultural em vários pontos da cidade”, avalia a jornalista Ligia Gastaldi, curadora geral.
São 70 atrações musicais, que vão do rock, metal, reggae, sertanejo, samba e eletrônica; 30 grupos teatrais, com produções que partem de textos de autores famosos e criações dos próprios autores. Na arte urbana, uma série de atividades toma conta das ruas de Florianópolis: grafitismo inspirado em um conto do pesquisador Franklin Cascaes, um dos maiores representantes da cultura açoriana; intervenções circenses;e malabarismos. A Maratona Cultural ainda contempla sessões de storytelling, cinema catarinense, exposições de pinturas e fotografia em sete galerias e museus.
A programação é enorme, mas destacamos alguns espetáculos para hoje:
Música:
Mercado Público, a partir das 11h
Brasilidade em notas musicais. Dance ao som de mestres nas apresentações do Samba no Mercado (e, para ir um pouco, tem também stand-up comedy ao meio dia, no mesmo local)
Escadaria do Rosário, a partir das 17h
Apresentações consecutivas para os amantes do rock, música eletrônica e suas variações. Com Manolo K (experimental), Skrotes (rock fusion), Edgar Scandurra (rock/eletrônica); e Mottorama (eletro-rock).
Célula Cultural, a partir das 21h
DJ Mancha & Herax from L.I.M.B.O., Marujo cogumelo (rock), Andrey e a Baba de Dragão de Komodo (punk), Jean Mafra e Bonde Vertigem (pop), Lenzi Brothers (rock) e Cassim & Barbária (rock noise) embalam a noite na casa.
Teatro:
Praça XV, 14h
Julia – Cirquinho do Revirado – com direção de Pépe Sedrez
Córrego Grande, 20h
Hilda – com direção de Felipe Pinho e Renato Grecchi
Teatro da Ubro, 22h
Tudo isso é muito bonito mas, realmente, não há nada como um Gauguin – com direção de Paulo Vasilescu
Cinema:
Apresentações de curtas no CIC, na Cinemateca Catarinense, no Palácio Cruz e Sousa, e no Sol da Terra.
Dança:
Teatro Pedro Ivo
às 17h – Um Duplo (Triz Cia de Dança, com direção de Diana Gilardenghi)
às 20h – Risco de Lembranças (com direção de Adilso Machado)
Casa das Máquinas, às 22h
Werther Tempestade e Impeto (Essaé Cia de Teatro-Dança, de Joinville)
Circo:
Apresentações no Teatro da UFSC, às 11h, 17h e 22h.
Confira a programação completa no site do evento (lembrando que as atrações são gratuitas!). E fique ligado para mais detalhes aqui no site.