Compre aqui sua edição impressa da Revista Catarina

Sempre gostei de mudanças.

Acredito em fechamento de ciclos e, principalmente, na reciclagem de processos em alguns momentos das nossas vidas. Vejo essas movimentações como atitudes vitais para a evolução. Sempre que mudamos de direção e tomamos um novo caminho, a energia se renova e a criatividade se fortalece. Ao longo desse tempo, a Catarina passou por muitas evoluções, desde o projeto gráfico, passando pelo conteúdo, até a sua distribuição. Mesmo valorizando o universo online, nosso DNA sempre esteve alicerçado por uma impressão impecável, com perfil de publicação colecionável e conteúdo atemporal. O nosso leitor sempre valorizou ter a revista em mãos, por isso ela seguirá em suas versões impressa e digital. Mudaremos, mas nunca perderemos nossa essência. Sempre seremos a revista que acredita na liberdade criativa, sem limitações comerciais e livre de fronteiras geográficas. Então, neste momento você deve estar se questionando a qual mudança estou me referindo. Posso afirmar que é um novo posicionamento e que ele acontecerá através de um novo nome. Esta é a última edição que a revista terá Catarina como título.

Foi uma decisão difícil. Tenho uma ligação emocional com a marca, por isso mesmo ela permanecerá na nossa agência de publicidade/editora. Ainda não posso contar para vocês qual é o nosso novo título. O que posso explicar agora são os motivos que me levaram a tomar essa decisão. Foram muitos fatores, mas dois de maior relevância e que divido aqui com vocês.

1. Quando criei esta publicação, não existia nada que levasse o nome Catarina. Eu amava a sonoridade, o fato de parecer um nome feminino que remetia ao estado que ela tinha como objetivo divulgar, o meu estado, Santa Catarina. A logo faz o meu coração bater mais forte até hoje, gosto do manuscrito que foi desenvolvido exclusivamente para a revista, vejo uma ótima dupla, marca e logo que se completam. Porém, conforme os anos foram passando, outras empresas foram lançando produtos e marcas com “Catarina”, de diferentes segmentos, inclusive na moda. Até mesmo revista e eventos de moda locais. Em alguns momentos, agi de acordo com o que a lei determina, já que o direito de uso da marca é meu, foi registrada por mim desde a primeira edição da revista, mas não era exatamente a questão legal que me incomodava. O que me incomodava era o fato de ter produtos no mercado que não condiziam com o nosso perfil criativo, de qualidade ou mesmo de valores, fazendo com que o público pensasse que nós estivéssemos realizando e produzindo esses trabalhos.

O tempo foi passando, e fui amadurecendo a ideia de que a revista já havia cumprido o seu papel. Sempre trabalhei para fortalecer o cenário regional. Divulgamos além das fronteiras o que acontecia de melhor e trouxemos de diferentes lugares do mundo as mais completas informações para os nossos leitores.

2. Com o fortalecimento da revista, principalmente no mercado internacional, por meio das nossas conexões e coberturas dos maiores eventos de moda, estava comprovado que a nossa revista nunca fora uma publicação regional. Pelo contrário, com distribuição nacional e internacional, um dos obstáculos dentro do mercado brasileiro sempre foi ser visto com o rótulo “regional”. Eu não veria problema algum se isso fosse verdade, mas nunca foi. A Catarina nunca teve fronteiras, é com certeza a revista brasileira de moda com maior liberdade na sua construção editorial. Para nós, se há talento e criatividade, não importa a nacionalidade, sempre publicamos aquilo em que acreditamos, como foi o caso de matérias como a da nova geração de estilistas belgas, entre outras tantas pautas no mesmo perfil. Então, nós nos questionávamos na redação se era justo levar o rótulo de regional, quando sempre fomos o oposto.

A revista cresceu e precisa globalizar sua marca de acordo com o trabalho desenvolvido nela. Por isso veio a decisão final de mudar de nome a partir da próxima edição, quando ela passará por ainda mais mudanças. Entre tantas novidades que estamos preparando, a maior delas está na entrada de um diretor criativo que atuará junto comigo no comando da revista. A entrada dele não aconteceu por uma decisão racional; mesmo eu digerindo esse momento de crescimento, não estava nos meus planos trazer alguém para formar um dupla criativa comigo. Mas a vida sempre reserva grandes surpresas, e em uma dessas gratas surpresas aconteceu um encontro com grande identificação de valores, criação e sonhos. Tenho certeza de que como todas as outras vezes, quando fizemos algo novo na revista, vocês irão gostar. E com tudo isso acontecendo, como entregar a vocês, nossos leitores queridos, a última edição com o nome Catarina? Optamos por imagens apenas, como um respiro inspiracional para esse novo momento que nos aguarda. Editoriais lindos de colaboradores que, junto conosco, constroem a nossa revista.

Você pode adquirir a sua edição impressa aqui ou baixá-la gratuitamente com nosso aplicativo na App Store.

Beijos,

Patricia Lima

Editora-chefe