Hoje, quem acessou o Google, viu que o Doodle está diferente. A homenagem é para o 166º aniversário de nascimento do joalheiro russo Peter Carl Fabergé, que durante 32 anos criou para a Casa de Fabergé. Suas principais criações foram os ovos pascais, pequenas lembranças oferecidas como presente na época da Páscoa. Mas o que fez Carl famoso foram seus ovos, feitos de ouro e encrustados por pedras preciosas. Esses sim, grandes, feitos especialmente para a família imperial russa. Os dois maiores para os czares Alexandre III e Nicolau II, os ovos ficaram conhecidos como imperiais, e dos 50 fabricados, só restam ainda 42 deles.
Após a Revolução Russa e a morte se seu criador, a Casa foi reaberta em Paris em 1924, com o nome Fabergé e Cie., pelos filhos de Carl, Alexander e Eugene. Ao mesmo tempo um multimilionário americano, Armand Hammer, proprietário de diversos ovos Fabergé, registrou a marca Faberge Inc., e entrou no ramo de perfumes e artigos de higiene pessoal. Em 1937 Hammer comprou a marca francesa, por apenas US$ 25,000. Durante o século XX a marca passou por diversas empresas, que trabalharam sempre em cima dos perfumes, tornando alguns grandes sucessos, como o perfume BRUT e o feminino Babe.
Apenas em 2007, quando o nome da marca foi vendido pela Unilever para a BHP-Billiton, que decidiu transformar a Casa de Fabergé na principal marca de luxo exclusivo. Em 2009 a Fabergé lançou a primeira linha de jóias, em 2010 abriu a primeira loja, em Genebra, e em 6 de julho de 2011 lançou a primeira linha de ovos desde 1917. A coleção possui 12 diferentes ovos, todos inspirados em provérbios russos. Na mesma época, a coleção Les Frissons de Fabergé, com 60 ovos pequenos, como os pequenos pingentes feitos por Carl no começo, foi lançada, tentando buscar novamente a tradição de presentear com Fabergé em momentos especiais.
Com todo esse crescimento, a marca resolveu expandir, e no último mês abriu mais duas lojas, uma em Londres e a outra, que abriu na última quarta-feira, em Nova York, em um dos endereços mais caros da cidade, no número 694 da Madison Avenue, “Desde o início, Fabergé gostaria de estar na Madison Avenue, rodeada pelas mais importantes joalherias como Graff, David Yurman, Judith Ripka, Chopard e Hublot, e por designers de alta costura, e o número 694 da Madison Avenue foi reconhecido pela Fabergé como o espaço ideal em um dos principais corredores de luxo no país” explicou Beth Rosen, gerente da RKF, a empresa que possui a licença da Fabergé hoje. A loja, extremamente elegante, é decorada com cortinas cinzas, uma parede coberta por seda na cor roxa, candelabros de cristal, cadeiras vintage, e todos os pingentes incríveis da marca. Além da decoração, nas paredes da loja, também estão pendurados desenhos originais de Peter Carl.
Na loja estão sendo vendidas as coleções Les Fameux de Fabergé e a Fabergé Horlogerie a linha de relógios handmade para homens e mulheres, além de outros produtos. Um pequeno pingente de ovo custa em torno de US$8,000, já as joias, como colares e brincos em torno dos US$20,000, além é claro de um colar Romanov, encrustado por 186,85 quilates de esmeraldas e 98 de diamantes, esse só leva pra casa quem desembolsar alguns milhões.
Para a abertura da loja, uma recepção foi realizada, no chiquérrimo jardim 620 Loft and Garden, no Rockefeller Center. Com vista para a Quinta Avenida, os convidados foram servidos de drinks e pesticos. A DJ Alexandra Richards foi a responsável pela música e para fazer referencias com o passado da marca, tocou “Rasputin” de Boney M.
Julia Bittencourt
Imagens: Reprodução/Divulgação