Os consumidores preferem saúde e bem-estar do que bens materiais nos dias de hoje, e por isso, esses conceitos evoluíram. A fase já não se refere simplesmente à ausência de doenças, mas a um estado de vida holístico, onde a saúde mental, física e emocional estejam em harmonia. Na era das mídias sociais, parecer ótimo, sentir-se pleno e dormir bem, são os novos luxos que os consumidores querem aproveitar e exibir.
Os clientes de hoje querem ser saudáveis e felizes, independente de quem eles sejam. Possuir produtos caros ou os mais recentes tomou um lugar secundário nas prioridades, e os consumidores estão mostrando uma crescente preferência por participar de atividades se entregando a experiências que promovam seu bem-estar, compartilhando essas experiências com seus amigos. É o “cuidar do corpo e da mente”.
As pessoas estão investindo em uma abordagem ampla de saúde e bem-estar que inclui quase todos os aspectos da vida, até mesmo dormir, participando de aulas fitness e atividades que melhoram a sensação de satisfação; usando produtos, dispositivos e aplicativos que ajudam no sono, comendo alimentos orgânicos e naturais, tomando suplementos e seguindo dietas especiais.
A popularidade desse caminho é visível em todos os grupos de consumidores, e difere significativamente das várias dietas e exercícios que se concretizaram nas décadas anteriores. Estar atento a alimentação, exercitar-se regularmente e monitorar a saúde se tornou uma escolha, um estilo de vida. De acordo com pesquisas internacionais, o mercado global de saúde e bem-estar atingiu US $ 686 bilhões em 2016 e espera-se que ele cresça 3,5% até 2021, chegando aos US $ 815 bilhões.
Os Millennials são a força por trás do bem-estar
Embora a tendência seja visível em todas as faixas etárias, os millenials é que estão promovendo esse crescimento. Eles nasceram entre 1980 e 1999, cresceram em um momento de mudanças rápidas, então suas prioridades e expectativas são bastante diferentes das de gerações anteriores. Cerca de 72% dos indivíduos dessa geração prefere gastar em experiências do que em bens materiais, e essa preferência está forçando os varejistas a se adaptarem à medida que mais deles alcançam a idade adulta e aumentam seu poder de compra. Para eles, o bem-estar é uma busca diária e ativa, e algo em que se está disposto a gastar. Muitos seguem o estilo de vida fitness e trazem alguns aspectos dessa atmosfera para o cotidiano e na forma de vestir. Assim a “moda da academia” toma um novo lugar nas ruas e no trabalho. Eles também restreiam com entusiasmo seu treinamento físico e os dados de sono através de aplicativos. Millenials e geração Z combinados representam hoje, 69% de todas as vendas de wearables fitness, como Apple watches.
Em termos de compras, os Millenials tendem a preferir um ambiente varejista experiencial que vai além do simples consumir. Nesse contexto, o mais importante é oferecer uma experiência memorável em um ambiente imersivo e dinâmico, alterando os espaços constantemente para entregar algo fresco e novo.
O casamento do bem-estar com o varejo
O conceito de bem-estar como um luxo é algo além do que apenas ser fitness, é também se sentir feliz e se entregar a experiências que promovam essa sensação compartilhando essas experiências com os amigos.
Os grandes varejistas já estão reagindo à tendência para se manterem relevantes. No segundo trimestre deste ano, a Saks Fifth Avenue revelou o seu primeiro espaço de varejo dedicado à saúde, beleza e fitness na loja principal em Nova York. O espaço, denominado Saks Wellery Studio, está localizado no segundo andar da loja, que foi transformado em um mercado interno com ofertas de 20 varejistas individuais. O Wellery combina lojas físicas tradicionais com experiências únicas para direcionar o tráfego para a loja. Dos 20 varejistas que operam no espaço, 16 oferecem um momento de varejo experiencial. Os clientes podem visitar o espaço para comprar equipamentos e produtos fitness de luxo, fazer aulas e obter tratamentos de saúde e beleza, como manicures e procedimentos faciais. Os varejistas que operam dentro do Wellery permanerão por apenas alguns meses, atuando como lojas pop-up, o que garante que o espaço permaneça atual e relevante.
Os experts do varejo, acreditam que, além de querer experiências, o público quer se sentir transformado. A Saks Fifth Avenue abordou esse desejo introduzindo uma das poucas salas de sal de Nova York no Wellery. Uma sala de sal é um tratamento de spa onde os clientes relaxam em uma ambiente feito ou cheio de sal, respirando vapores salgados para purificar o corpo. Os visitantes podem agendar uma sessão do tratamento de 20 minutos para rejuvenescer e desintoxicar-se tornando a pele mais saudável, o sono mais profundo, melhorando a respiração.
Outra maneira que os varejistas estão usando para instigar o foco dos clientes no bem-estar é mudando seus programas de fidelidade, de modo que eles ofereçam benefícios únicos ao invés de serem exclusivamente baseados na frequência. As empresas agora estão buscando obter uma reação positiva e emocional através de seus programas oferecendo recompensas mais valiosas aos clientes. O programa Prime da Amazon é um exemplo disso, pois oferece uma grande variedade de serviços exclusivos, incluindo envio gratuito e muitas opções de transmissão, para os membros Prime.
O varejo físico capitaliza o mercado Home Fitness
A demanda por equipamentos de ginástica em casa está aumentando devido ao aumento da conscientização sobre a saúde, e os consumidores estão dispostos a pagar mais pelas ofertas luxuosas de home fitness. Há uma estimativa de que o mercado de equipamentos crescerá 4,7% ao ano de 2016 a 2022 chegando aos incríveis US $ 12,8 bilhões de faturamento.
Muitas marcas já estão desenvolvendo ofertas únicas para atender a demanda do consumidor. Fundada em 2012, a Peloton é um novo conceito em home fitness. O produto combina a motivação e a experiência que ciclistas encontram em um estúdio indoor com a conveniência de um treino em casa. A Peloton vende um sistema de ciclismo doméstico equipado com uma tela grande que permite aos usuários se juntar a aulas de spinning ao vivo ou escolher entre sessões pré-gravadas. A empresa está desenvolvendo um segmento apoiado pelo desejo dos consumidores de se conectar àqueles com algo em comum. A Peloton criou um alto nível de fidelidade à marca, estabelecendo uma comunidade de interesses mútuos e caracteriza o bem-estar como um luxo, já que o sistema Peloton em casa custa US $ 1.995, tornando-o um investimento exclusivo. O Wellery da Saks Fifth Avenue possui uma loja Peloton onde os consumidores podem aprender sobre o programa e o equipamento.
Os consumidores estão reconhecendo a saúde e o bem-estar como um luxo, e as lojas físicas de varejo tradicionais estão respondendo alterando suas ofertas. Os dias de compras regulares como uma forma de terapia de varejo ficaram no passado. As ofertas experimentais estão substituindo os formatos tradicionais, e os varejistas que evoluem com a demanda da mudança dos consumidores são os mais prováveis de ter sucesso.