Fabergé – um novo momento
Hoje, quem acessou o Google, viu que o Doodle está diferente. A homenagem é para o 166º aniversário de nascimento do joalheiro russo Peter Carl Fabergé, que durante 32 anos criou para a Casa de Fabergé. Suas principais criações foram os ovos pascais, pequenas lembranças oferecidas como presente na época da Páscoa. Mas o que fez Carl famoso foram seus ovos, feitos de ouro e encrustados por pedras preciosas. Esses sim, grandes, feitos especialmente para a família imperial russa. Os dois maiores para os czares Alexandre III e Nicolau II, os ovos ficaram conhecidos como imperiais, e dos 50 fabricados, só restam ainda 42 deles.
Após a Revolução Russa e a morte se seu criador, a Casa foi reaberta em Paris em 1924, com o nome Fabergé e Cie., pelos filhos de Carl, Alexander e Eugene. Ao mesmo tempo um multimilionário americano, Armand Hammer, proprietário de diversos ovos Fabergé, registrou a marca Faberge Inc., e entrou no ramo de perfumes e artigos de higiene pessoal. Em 1937 Hammer comprou a marca francesa, por apenas US$ 25,000. Durante o século XX a marca passou por diversas empresas, que trabalharam sempre em cima dos perfumes, tornando alguns grandes sucessos, como o perfume BRUT e o feminino Babe.
Apenas em 2007, quando o nome da marca foi vendido pela Unilever para a BHP-Billiton, que decidiu transformar a Casa de Fabergé na principal marca de luxo exclusivo. Em 2009 a Fabergé lançou a primeira linha de jóias, em 2010 abriu a primeira loja, em Genebra, e em 6 de julho de 2011 lançou a primeira linha de ovos desde 1917. A coleção possui 12 diferentes ovos, todos inspirados em provérbios russos. Na mesma época, a coleção Les Frissons de Fabergé, com 60 ovos pequenos, como os pequenos pingentes feitos por Carl no começo, foi lançada, tentando buscar novamente a tradição de presentear com Fabergé em momentos especiais.
Com todo esse crescimento, a marca resolveu expandir, e no último mês abriu mais duas lojas, uma em Londres e a outra, que abriu na última quarta-feira, em Nova York, em um dos endereços mais caros da cidade, no número 694 da Madison Avenue, “Desde o início, Fabergé gostaria de estar na Madison Avenue, rodeada pelas mais importantes joalherias como Graff, David Yurman, Judith Ripka, Chopard e Hublot, e por designers de alta costura, e o número 694 da Madison Avenue foi reconhecido pela Fabergé como o espaço ideal em um dos principais corredores de luxo no país