Conheça a marca: GARIMPA CONCEPT
Paixão por moda e necessidade de um consumo consciente e sustentável. Esses dois ideais foram a base para a união de quatro estudantes de moda de Maringá, no Paraná, e a criação da GARIMPA: uma marca que trabalha com a reciclagem de peças antigas dando uma cara nova e exclusiva, com muita identidade.
As proprietárias enxergam o negócio como um compromisso com o futuro e questionam suas clientes: “Somos a favor do consumo de moda, mas sobretudo temos um comprometimento com o nosso planeta, então por que não ser fashion e sustentável?”. Dando uma cara nova para peças que seriam descartadas, as paranaenses que estão a pouco tempo no mercado já conquistaram público pelo Brasil inteiro e tendem a crescer ainda mais.
Nós batemos uma papo com elas sobre a criação da marca, ideais individuais e o futuro da moda. Vem conferir:
Revista Catarina: O que é moda pra vocês? Qual a importância dela na vida das pessoas e da sociedade?
GARIMPA: Moda para gente vai muito além de nos vestir e simplesmente vestir pessoas. Moda é comunicação visual, é um forte meio de expressão. Efêmera como nós e a sociedade onde estamos inseridos. A moda é feita de conceitos, e o nosso é construído com respeito, acima de tudo. Respeito a quem faz, à quem compra, e ao meio.
R.C.: O que as fizeram escolher moda como profissão e construir carreira nessa área?
GARIMPA: Bom, é difícil escolher uma única vertente de resposta, quando se trata de uma equipe. Mas de modo geral, algo que todas temos em comum é a visão de moda como arte. Algo que nos da possibilidade de sermos quem nós somos, onde cada uma pode exercer sua criatividade e expressar toda a liberdade que encontramos dentro desse universo que a moda engloba.
R.C.: Quais as suas paixões no momento e como vocês as traduzem no seu trabalho?
GARIMPA: O que nos uniu foi justamente essa paixão em comum, a vontade de fazer algo novo, algo que não suprisse apenas nossas necessidades momentâneas, mas que influenciasse no futuro. Trazer a sustentabilidade para a moda é algo que não estamos fazendo somente por nós, temos consciência que as pessoas vão continuar consumindo, nossa proposta é, então, trazer um consumo limpo. Propor algo diferente é sempre difícil, trabalhar com pessoas acostumadas a consumir o novo e mudar conceitos relacionados a matéria-prima sempre será um desafio, porém estamos tratando de paixão e nossa paixão é exatamente essa, a nossa casa, nosso planeta e o futuro das pessoas que aqui estão.
R.C.: Qual a essência da Garimpa?
GARIMPA: A nossa essência é a mistura de quatro estilos de vida totalmente diferentes que se unem na paixão que temos por moda e sustentabilidade. Cada uma de nossas integrantes traz uma pitada diferente para concretizar a marca, somos formadas de 4 pilares e eles que levantam e dão forças para a Garimpa nadar contra a maré em um mar de consumismo exacerbado. Garimpa vem de garimpar, buscar tesouros, procurar algo onde ninguém espera ver nada. Nosso slogan é peneirar ideias, é justamente isso que buscamos oferecer aos nossos consumidores, trazer todo nosso processo de garimpo e busca de ideias para um produto que já era obsoleto, trazendo-o de volta a vida útil.
R.C.: Como funciona o processo de seleção das peças e quais as referências para as transformações?
GARIMPA: As peças são literalmente garimpadas. Nossa seleção é baseada na matéria-prima, cores e textura que estão de acordo com a referência que usamos para criação de cada coleção que programamos. Nosso referencial é o jeans, nossas coleções sempre carregam muitas peças com essa matéria-prima que acreditamos sersuper a nossa cara: jovem e inovadora, como quando nasce a essência do denim e é isso que buscamos sempre trazer para nossas coleções, a inovação atrelada a uma juventude ansiosa por mudanças. Apesar de trabalharmos com moda sustentável, buscamos trazer um produto menos vanguardista, e mais trendy. A Garimpa quer vestir o day-to-day,
o fashion e o usual.
R.C.: Qual a visão de vocês sobre o futuro da moda com todas essas mudanças que vêm acontecendo no mundo fashion nos últimos tempos? E como essas mudanças refletem na Garimpa?
GARIMPA: Estamos entrando em uma era a qual as pessoas estão se informando sobre tudo que as rodeia. No mundofashion não será diferente. Vários movimentos comoFashion Revolution, e outras correntes de conscientização na moda, só tendem a ganhar mais espaço. Nós acreditamos que a Garimpa faz justamente parte dessas mudanças. Elas são essenciais para o futuro, e nós, como marca sustentável, estamos nos posicionando para isso.
Se interessou pela Garimpa e quer saber mais da marca? Clique aqui para conferir o site, e siga a marca no Instagram para ficar por dentro das novidades: @garimpaconcept.