Nos últimos anos incerteza foi uma das palavras mais escutadas no mercado mundial, seja pela dúvida em relação ao crescimento econômico, pelo congelamento das verbas de comunicação e dos projetos de branding, entre tantos outros fantasmas que preocupam o mercado.
Porém marcas que souberam combinar boa gestão, espírito empreendedor e consistência nos tempos mais difíceis não só se protegem como também saíram na frente, e se tornaram referência no mercado. O maior destaque na sociedade e mercado atual vai para as marcas que trazem na essência um propósito forte e claro, que se alinham com pessoas em busca de um compromisso legítimo com a sociedade.
A Cidadania Corporativa passou a ser observada e cobrada pelos consumidores, que, cada vez mais, exigem ser tratados como cidadãos prontos para o debate e conectados com marcas que assumem um pensamento transformador em iniciativas que olham o Brasil e o mundo por novos ângulos. Já não há dúvidas de que para se tornar uma marca “valiosa” é necessário ter um espaço de convergência e equilíbrio, um vínculo poderoso entre pessoas e negócios. E quanto mais se investe nelas, mais os negócios crescem.
Construir marcas com propósito é hoje uma grande desafio, e as marcas que estão crescendo sabem se conectar com o consumidor e ativar sua estratégia por meio de iniciativas consistentes, que nascem de um propósito legítimo. Diversificar, expandir e explorar, dentro e fora do seu segmento, tem sido a estratégia de muitas das marcas mais valiosas para se manterem competitivas. Selecionamos algumas marcas Brasileiras que já estão fazendo a diferença, confira um pouco sobre cada uma delas:
O pioneirismo da Osklen na questão da sustentabilidade dentro do mercado de moda, fizeram com que ela fosse considerada pela WGSN uma das dez marcas mais influentes e inspiradoras do mundo, e indicada como “Future Maker” pelo estudo da WWF-UK. A inovação em design e matérias-primas de origem sustentáveis estão no DNA da marca. Em 1998 a Osklen implementou processos de desenvolvimento sustentável de produtos, e em 1999 lançou a primeira T-shirt confeccionada em cânhamo, e também iniciou seus trabalhos com algodão orgânico em parceria com a Embrapa e a ONG Esplar.
Em 2006 o projeto e-fabrics desenvolvido em parceria com o Instituto-e tomou forma, as peças utilizam materiais de origens recicladas, orgânicas, naturais e artesanais, desenvolvidos por comunidades, cooperativas, ou por grupos industriais. Dentre as ações mais recentes está a nova coleção 2018 ASAP, que tem como conceito trazer para o dia a dia a urgência de agir da forma mais sustentável possível. A coleção foi desenvolvida com o maior número de processos e materiais que minimizem os impactos socioambientais, reforçando o compromisso da Osklen em fazer uma moda pautada pelo desenvolvimento sustentável. “Uma marca é identificada como luxo por lidar com valores considerados nobres. E a nobreza passa pela preocupação social e ambiental”, afirma Oskar.
Fotos da campanha da Osklen para sua nova coleção ASAP
A marca nasceu para questionar os processos e padrões da indústria da moda, dando vida a “uma rede tecida em conjunto para servir aos sonhos”, segundo seus idealizadores.
Na frente de todo o conceito da marca, está o diretor criativo André Carvalhal, que entende que a AHLMA que não vende apenas roupas ou lifestyle, ela conecta pessoas, fala de valores e acolhe diferentes estilos.
Além da marca em si, o projeto Academia da Ahlma, que fica no Leblon, veio como uma extensão da marca, lá misturam-se roupas próprias, marcas parceiras, curadoria de brechós (os primeiros convidados são o Brechó da Poppi, de BH, e o Brechó Replay, de SP), lavanderia sustentável, plantinhas, aulas de yoga, e até espaço para festas e karaokê coletivo.
Equipe da AHLMA, no centro do shot o diretor criativo André Carvalhal
EDUN:
Desde a sua criação, a missão da EDUN tem sido a produção sustentável de coleções que visam incentivar o mercado de moda na África, unindo a visão criativa da marca com a riqueza, positividade e possibilidades do continente africano.
A marca tem como produtores de suas peças uma cadeia de coletivos com artesãos e fabricantes locais, gerando matéria prima de qualidade e fomentando o mercado de trabalho da região. O coletivo criativo da marca fica em NY, e trabalha em parceria com criativos do continente africano e de outros países, sempre em busca de alternativas e soluções ecológicas.
Campanha Fall 2018 da EDUN
Campanha Fall 2018 da EDUN