Nos deparamos esses dias com as artes lindas e contemporâneas do ilustrador Chris Gambrell, que representa em suas obras o universo da moda de forma lúdica e original. Conversamos um pouco com o Chris para entender melhor o seu trabalho e inspirações.
Revista Catarina: Chris, como começou a sua carreira de ilustrador?
Chris: Eu estudei ilustração em nível de graduação em minha cidade natal, Bristol UK. Sempre gostei de desenhar pessoas, eu costumava capturar pessoas, página após página, em cadernos de esboços (às vezes tendo até 20 em desenhos em progresso ao mesmo tempo), trabalhando em cafés ao redor da cidade de Bristol, onde cresci.
Revista Catarina: Moda é o principal foco das suas ilustrações, quando você decidiu que essa era sua inspiração?
Chris: Logo depois de me formar, meu foco rapidamente se transformou em moda por causa dos rostos, corpos, formas de roupas e tecidos. Os desfiles me desafiaram infinitamente. O trabalho me levou a Barcelona com a Zara, para exposições na Europa e depois Japão. Eu absorvi a cultura em cada um dos lugares e voltei depois de algum tempo para desenhar sobre moda.
Revista Catarina: Suas ilustrações são muito especiais. Você segue algum processo específico quando desenha?
Chris: Meus métodos mudaram desde que retornei de um período sabático e, em vez de trabalhar em camadas apenas manualmente, comecei a desenhar digitalmente. Eu adoro brincar com materiais como tinta, selos, lápis e qualquer outra coisa que chame a minha atenção.
Revista Catarina: Atualmente, quais são as suas principais inspirações?
Chris: Eu vejo uma conexão real com a forma escultural e o design. Minha principal influência é o Lorenzo Mattotiti, que ilustrou várias capas da New Yorker e foi uma força na ilustração de moda por décadas. René Grau também tem uma enorme influência no meu trabalho em termos de forma, a maneira como ele reinventa o corpo e como ele o interpreta. Mas eu espero desenvolver mais o meu trabalho, e não me limitar a qualquer, receber novos desafios que me ponham em contato com novos públicos.
Você pode conhecer mais o trabalho do Chris Gambrell em seu perfil no Instagram.