As evoluções de uma moda mais verde

A moda está cada vez mais rápida. Fast fashions faturam milhões por ano, através do incentivo da compra desenfreada e do consumo descartável, onde peças novas surgem diariamente nas prateleiras, fazendo com que as do seu guarda-roupa pareçam rapidamente obsoletas. Ao invés do clássico “primavera/verão” e “outono/inverno” algumas marcas estão trazendo coleções novas praticamente todos os meses para suas lojas. Isso tudo, somado ao fato de que a indústria de moda é uma das cinco mais poluentes do mundo, causa uma preocupação significativa à todos, principalmente quem trabalha no ramo.

Visto isso, é possível então manter uma moda efêmera e em constante evolução para o consumidor atual que busca sempre novidade, e ao mesmo tempo torná-la mais verde​ ​e​ ​ecologicamente​ ​correta?

Os produtores têxteis de todo o mundo estão cada vez mais empenhados em tornar a produção mais verde. Atualmente os tecidos que regem toda a cadeia de moda são o algodão e o poliéster, sendo esse último criado por volta de 1943 e sendo a última grande evolução têxtil aderida na moda. Pensando nisso, diversas empresas vêm criando soluções sustentáveis, com novos tecidos e modos de trabalho mais conscientes. Fibras ecológicas têm sido o principal investimento, onde designers vêm inovando na busca por matéria prima.

Atualmente já encontramos no mercado couro de maçã, por exemplo, ou ainda uma coleção inteira criada com fios feitos através da casca da laranja. Seja para diminuir o uso da matéria animal, ou reduzir o efeito poluente na camada de ozônio, a realidade é que há milhares de possibilidades ecologicamente corretas que estão sendo descobertas todos os dias​ ​para​ ​sua​ ​inserção​ ​na​ ​moda.

Outra inovação tecnológica, que já está sendo inserida no mercado, é a impressão 3D. Alguns designers vanguardistas já estão fazendo suas coleções nessas impressoras, diminuindo o uso de matéria prima natural e os impactos ambientais causados pela indústria. Essa é uma grande aposta para o mundo da moda nos próximos anos, e é considerada​ ​por​ ​muitos​ ​​ ​futuro​ ​dessa​ ​área.

Independente da inovação, o importante é que a indústria não está mais parada no tempo, e busca cada vez mais alternativas ecológicas para satisfazer as necessidades do cliente. No entanto, cabe à nós mesmo revermos nosso costume de consumo desenfreado, e analisarmos os impactos que isso causa. Green Fashion já é uma tendência de comportamento muito forte dos últimos anos, e irá se tornar cada vez mais presente no mundo. Várias marcas já estão surgindo com o propósito de atender à esse novo consumidor mais consciente, e buscar cada vez mais uma moda boa para todos, inclusive o planeta​ ​que​ ​vivemos.

Separamos​ ​algumas​ ​marcas​ ​que​ ​já​ ​trabalham​ ​com​ ​uma​ ​moda​ ​mais​ ​verde,​ ​confira:
Renata​ ​Buzzo

Nicole​ ​Bustamante

Svetlana

King​ ​55

Flavia​ ​Aranha

Insecta​ ​Shoes

Vegano​ ​Shoes

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*