Fundada com o intuito de promover a moda brasileira no Brasil e no mundo, ressaltando o lifestyle nacional e as características únicas dos produtos produzidos aqui, a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) acaba de completar uma década de história. A entidade, que começou em 2003 com apenas cinco associados, hoje conta com 96 marcas integrantes e presença constante nos mais importantes polos mundiais do mercado fashion, como Estados Unidos, Europa e Ásia.
Em 2013, a ABEST tem muito que comemorar. Além de seu aniversário de 10 anos, a associação registrou feitos inéditos, como o lançamento do primeiro blog sobre marcas brasileiras em um portal chinês. Com a tradução do site da entidade para o mandarim e a chegada de seus estilistas à China, a ABEST aproveita o momento de grande destaque do Brasil com a Copa do Mundo para promover ainda mais a presença constante da moda brasileira em novos mercados.
“Esse aniversário é muito importante para nós, pois marca um ciclo especial: começamos do zero com a missão de divulgar o DNA do estilo brasileiro ao mundo, gerar negócios e visibilidade para nossos designers, e hoje colhemos o reconhecimento, as portas abertas e o mundo interessado na moda autoral que produzimos. Com tantos aprendizados, estamos mais maduros e conscientes para seguirmos nesse caminho de conquistas”, avalia Valdemar Iodice, presidente da ABEST.
Tantas conquistas não fazem a ABEST cair na zona de conforto e já planeja seus próximos passos. Para o futuro, a Associação Brasileira de Estilistas seguirá dando sequência as ações pioneiras, como a Academia ABEST de Formação Empreendedora – uma iniciativa para estimular o empreendedorismo e o mercado de moda brasileiro, que oferece cursos de profissionalização no setor para empresários, estilistas e pessoas interessadas na área. O Salão +B, organizado pela entidade, aconteceu em duas edições neste ano, em abril e outubro, e continuará com força total em 2014.
Imagem divulgação.