A revolução nos cuidados íntimos femininos

Cem anos, esse é o tempo que um absorvente descartável leva para se decompor no meio ambiente. Promover uma discussão aberta e sobre os reais impactos causados por esse produto que é essencial para muitas mulheres e deve deixar de ser um tabu.

O lixo gerado por absorventes descartáveis é altamente agressivo ao meio ambiente, nos últimos anos pesquisas mercadológicas estimaram  que mulheres que fazem uso dos descartáveis, utilizam cerca de dez absorventes em cada ciclo menstrual, e de dez mil a 15 mil entre a puberdade e a menopausa. Como já sabemos no Brasil não existe processos de reciclagem para esse tipo de resíduo, que são descartados em lixões e aterros sanitários.

Mas o descarte do resíduo final é apenas a ponta do iceberg, um dos principais impactos está ligado com a extração e o processamento das matérias-primas, para produção dos produtos.  Materiais como plásticos e celulose são os principais componentes desses descartáveis, e acabam gastando muita energia para sua produção e deixam uma pegada ambiental muito alta. Além dos absorventes em si, todo o ciclo desse produto é altamente impactante para o meio ambiente.

Ao mesmo tempo que o assunto tem sido amplamente discutido seja em plataformas digitais, através de projetos ou mesmo influencers, poucas empresas   que atendem esse nicho buscaram realmente escutar e entender as necessidades femininas, e buscar alternativas que sejam inovadoras e principalmente não poluentes.

No mercado brasileiro temos algumas alternativas super inteligentes e inovadoras para eliminar o uso dos absorventes descartáveis. A marca Pantys oferece calcinhas  absorventes reutilizáveis e que absorvem o fluxo de até 3 absorventes. O tecido desenvolvido é tecnológico e tem secagem rápida, é à prova d’água, respirável e anti-bactérias. A marca defende que o menos é mais, e ressalta os impactos ambientais gerados pela indústria de absorventes descartáveis.  

 

 

Os coletores menstruais também surgem como uma ótima alternativa, já que funcionam como um coletor menstrual reutilizável que substituem o uso de absorventes, além de claro ser uma alternativa sustentável.  Marcas brasileiras como a Inciclo  e  Fleurety oferecem a opção e esclarecem todas as dúvidas sobre como usar e manter os produtos.

As empresas de descartáveis devem sim fazer uso de processos tecnológicos para solucionar problemas cotidianos, e essa atitude é essencial para continuarmos caminhando em direção a uma realidade melhor. E o nosso papel como consumidoras é de exigir essas mudanças, e também nos atentarmos sobre o quanto estamos realmente fazendo algo que gere um impacto positivo no meio ambiente, que como já sabemos será a herança das próximas gerações.

Fique por dentro de todas as novidades!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos da Revista Catarina.

Seu endereço de e-mail*