Estamos vivendo em um mundo onde tudo é registrado, qualquer momento torna-se especial e merece ser compartilhado. Likes têm enchido egos. Um estudo de comportamento feito recentemente pela UseFashion mostrou que a sociedade atual tem a tendência de transformar sua vida em um espetáculo, principalmente nas redes sociais.Lugares cotidianos vêm sendo reinventados, já que agora o consumidor está muito mais preocupado com a experiência que terá e, principalmente, poderá compartilhar.
Pensando nisso, surgiram os museus instagramáveis. Esqueça as regras de não poder fotografar ou tocar as obras. O conceito desses museus é justamente o contrário: a interação com o público gera uma experiência prazerosa, e o faz sentir diferente e único. A ideia é que o visitante tenha lindos cenários para observar, interagir e fotografar para publicar em seus perfis da rede social.
O pioneiro desse modelo foi o museu 29 Rooms, de New York, que já tem quase dez anos de mercado. O empreendimento surgiu da ideia de revolucionar as exposições de arte fazendo com que o público pudesse ter contato com as obras. Atualmente, o local se reinventou trazendo um design especialmente para ser fotografado, mas sem perder sua essência e suas significativas mensagens.
Outro espaço que preza por essa interação dos visitantes com os cômodos é o Color Factory, em San Francisco. São cerca de 15 cenários mega coloridos e interativos, incentivando o público a se divertir e registrar cada momento. A versão moderna de museus chegou também até Los Angeles, com o Museum of Ice Cream. Também com essa pegada divertida, a interação das pessoas se tornando parte do cenário é o ponto principal do espaço. Todos os dias centenas de fotos são compartilhadas diretamente do local.
O segredo é não ficar parado no tempo. Museus, que antes eram considerados por muitos lugares monótonos, agora vieram para atender à necessidade de contato do público, o desejo de se sentir parte de algo a ponto de compartilhar. Não só a estética é importante, mas todo o conceito por trás de cada espaço desse, que busca divertir e entreter a sociedade atual, de uma maneira nada tradicional ou presa. Leitura de comportamento foi o “X” da questão: saber o que o consumidor quer, antes mesmo de ele perceber isso, é o foco principal de qualquer empreendimento de sucesso, em qualquer cenário.