Luxo Pré Histórico

20.03.2012

Há algum tempo, a ideia de luxo já não é mais sinônimo de riqueza e grandiosidade e as experiências são os principais diferenciais na hora de escolher onde e com o que queremos gastar nosso dinheiro. Pensando nessas possibilidades, diversos hotéis trazem para o público muito mais do que conforto; eles oferecem também a oportunidade de passar um tempo em locais desconhecidos e tidos como inatingíveis em nossa mente.

 

Essa é a ideia do Sextantio Le Grotte dela Civita, um hotel construído em meio a grutas pré-históricas. Localizado em Sassi de Matera, um pequeno vilarejo no sul da Itália, o hotel possui 18 suítes encrustadas dentro das grutas com pisos de pedra e paredes ainda originais. Para tornar a experiência a melhor possível, são oferecidos serviços de luxo e todo o conforto nas dependências. E mais: o café da manhã é servido para os hóspedes dentro de uma antiga igreja.

 

 

 

 

 

 

Julia Bittencourt
Imagens: Divulgação

 

Day 01: Tokyo Fashion Week

20.03.2012

Esta semana marca o início da Tokyo Fashion Week, um dos principais eventos da moda asiática. Com espaço reservado quase exclusivamente para talentos japoneses, a semana apresenta alguns dos mais autorais designers dos últimos anos, que dividem a passarela com marcas comerciais. No primeiro dia de desfiles, conferimos as coleções de seis conceituadas grifes. Conheça aqui o perfil de seus criadores.

 

 

 

Atsushi Nakashima

Com formação pelo Nagoya Fashion College, o estilista foi chamado pelo mestre Jean Paul Gaultier para atuar como seu assistente em 2004, onde permaneceu até o ano passado. Atsushi agora foca em sua marca própria e, em sua primeira apresentação na Tokyo Fashion Week, o designer exibiu sua alfaiataria impecável. Os trajes lineares que predominaram o desfile (compostos por terninhos, saias lápis e vestidos retos) deram espaço para capas esvoaçantes e acessórios extravagantes, que prometem virar marca registrada de Nakashima.

 

 

 

Jenny Fax

Natural do Taiwan, a estilista vive no Japão desde 2006, quando trabalhava na equipe de Mikio Sakabe. Assim como Atsushi, Jenny Fax investiu em sua marca homônima em 2010, apostando em uma moda nostálgica (repleta de referências da infância e adolescência) para jovens mulheres. Suas propostas para o Outono/Inverno 2012/13 foram mostradas na forma de exposição, ao lado de uma bela Mercedes vermelha (patrocinadora oficial do evento).

 

 

 

Kamishima Chinami

Kamishima Chinami está no mercado desde 1998 e participa da semana de Tóquio há quase 15 temporadas. Com inspiração em elementos da natureza, a designer é conhecida por suas padronagens exclusivas, desenvolvidas a mão em seu estúdio de tingimento. Para a temporada, Kamishima trouxe formas arredondadas, grafismos e peles, para um inverno bastante aconchegante.

 

 

 

The Dress Co.

A marca de Hideaki Sakaguchi nasceu de uma necessidade; após a apresentação no salão parisiense Rendez-Vous em 2008, o ex-diretor de criação da Jelly Garcia ganhou notoriedade mundial. Sakaguchi, então, batizou seu novo momento como The Dress Co. e afirma produzir “roupas para adultos que interpretam a elegância sob um novo ângulo.” Sua linha masculina foi exibida ontem na Tokyo Fashion Week e, assim como Kamishima, prepara o público para o inverno intenso, com peças pesadas e looks com sobreposições. Aguardamos agora a coleção feminina.

 

 

 

 Hiroko Koshino

Uma das mais tradicionais estilistas japonesas, Hiroko Koshino é uma forte representante da moda asiática, marcando presença em eventos como o Paris Prêt-à-Porter. Com cinco linhas comerciais – Hiroko Koshino, Hiroko Koshino Couture, Hiroko Koshino Premier, Trunk e Hiroko Bis – a designer está presente em 250 pontos de venda ao redor do mundo. No desfile da marca homônima, Hiroko trabalhou com uma cartela de cores fechada e sóbria, introduzindo uma explosão de cores e estampas ao final.

 

 

 


 

Somarta

Fundada por Tamae Hirokawa, que já esteve a frente da linha masculina de Issey Miyake, a Somarta está presente no line-up da Tokyo Fashion Week desde a Primavera/Verão 2007, quando lançou uma coleção baseada inteiramente na estética do bodysuit. Para esta temporada, a estilista destacou a feminilidade, brincando com texturas de pétalas de rosa, miçangas em cristal e estruturas feitas inteiramente de tricô. Noritaka Tatehana colaborou com os sapatos do desfile, usados por cima das meias-calças tradicionais de Hirokawa.

 

 

Camila Beaumord
Imagens: Site oficial do evento

 

De Volta a Ativa

20.03.2012

Depois de dar a luz a bebê Blue, Beyoncé apareceu ontem em New York com um vestido azul justo da ultima coleção de Victoria Beckham, mostrando que já está em forma. A cantora foi a um coquetel, no Greenwich Hotel, em New York e que tinha como anfitrião Robert De Niro. O motivo da recepção era levantar fundos para a reeleição do presidente Obama.

 

 

Maratona pela Cultura Infantil

20.03.2012

O hábito de ver, presenciar, disseminar e viver a cultura deve ser trabalhado a partir da infância. Em contato com apresentações teatrais, musicais, contação de histórias, produções cinematográficas e principalmente literatura, as crianças não apenas se divertem, como também vão construindo sua bagagem cultural.

 

A Maratona Cultural de Florianópolis preparou uma série de opções culturais e de entretenimento para os pequenos, com o propósito de incentivar o hábito de consumir arte desde a infância. Todas as atrações são gratuitas e não faltarão opções.

 

Confira a programação diversificada:

 

No palco montado na avenida Beira-Mar Norte, as apresentações terão início no sábado, dia 24, pela manhã, com a Brinquedoteka Móvel Brinqtal, das 10h às 16h. Às 11h começará o musical infantil Tac Tic Tum. E das 14h às 16h, o projeto Pirim conta histórias com a IGKTega, do Ateliê do Comediante e Instituto Guga Kuerten.

 

Se a preferência das crianças for pelo teatro, o leque de opções também é grande. A divertida montagem “O menino do Dedo verde”, abre a programação do Teatro da Ubro, no sábado, às 10h. O Parque de Coqueiros será o palco do espetáculo de animação “O Flautista de Hamelin”, da Trip Teatro de Animação, de Rio do Sul, também às 10h. No Teatro da UFSC a atração é a Matinê de Circo, das 11h às 17h.

 

No domingo, dia 25, a Turma do Papum apresenta “Alice no País das Maravilhas”, no Teatro Alvaro de Carvalho (TAC), às 11h. Nesse mesmo horário, o espetáculo “Lili reinventa Quintana”, da Tespis Cia de Teatro, acontecerá no Teatro da Ubro, no centro de Florianópolis. O Teatro da UFSC terá programação infantil com a apresentação do espetáculo “Lulu não mora mais aqui”, também às 11h.

 

“Lili reinventa Quintana” Atriz: Denise da Luz. Fotógrafo: Max Reinert.

 

A sétima arte entra em cena no Espaço Cultural Sol da Terra com a Sessão Mostra de Cinema Infantil, que conta com a curadoria da Mostra de Cinema Infantil e traz para Florianópolis os principais títulos do gênero produzidos no país.

 

No sábado, das 11h às 12h, serão exibidos os seguintes curtas-metragens: “Feira da fantasia” (CE), ”O homem que bota ovo” (MG), “Uma estrela no quintal” (SP), “Procura-se” (DF), “A lenda do brilho da Lua” (SC) e “Ernesto no país do futebol” (SP).

 

Já no domingo, a sessão começa às 10h, com os filmes “A traça Teca” (SP), “Caçadores de Saci” (BA), “Carioca – um choro de menino” (RJ), “Mãos de vento e olhos de dentro” (RJ), “Historietas assombradas (para crianças malcriadas)” (SP) e “O Mistério do Boi de Mamão” (SC).

 

Também no domingo, a diversão fica garantida com o musical “No Dorso do Rinoceronte”, às 11h30. O trio formado pelos músicos Silvio Mansani, Luis Canela e Marco Lorenzo utiliza vários instrumentos musicais somados a muito bom humor para narrar histórias como o “Aniversário do urubu”, “A invasão alienígena”, “Na careca do vovô” e “Peixe fora d’água”.

 

Uma viagem especial pelo mundo literário é proposta pelo projeto IGKTega. Por 60 minutos, os participantes serão levados para um passeio de barco pela Lagoa da Conceição, acompanhados de um músico e três contadores de histórias. As saídas ocorrem às 10h e 16h, do píer da Cooperbarcos, na ponte da Lagoa. A contação de história do projeto IGKTega também ocorre na Praça Hermínio Silva, no Ribeirão da Ilha, no sábado (24), das 10h às 12h. No domingo, o projeto passa pelo Parque de Coqueiros, a partir das 10h, e pela Praça Francisco G da Costa, em Canasvieiras, das 14h às 16h.

 

 

Mais informações:

www.maratonacultural.com

www.facebook.com/MaratonaCultural

 

 

Emanuele Lazzari

 

Dragão Fashion apresenta projeto inédito assinado por Jum Nakao

19.03.2012

O diretor de criação Jum Nakao, em parceria com o Senac, lança uma ação inédita na próxima edição do Dragão Fashion Brasil. Trata-se do projeto Indústria Criativa, que visa unir os talentos de estudantes, profissionais de moda e artesãos para a concepção de uma novíssima coleção.

 

A proposta parece simples: 20 participantes deverão desenvolver a linha em tempo real, durante o evento, dentro do tema “Redescoberta do Paraíso Brasileiro”. Mas se você já acompanhou alguma prova do programa Project Runway (ou qualquer programa semelhante), sabe que a iniciativa é bastante desafiadora. Aliás, é esse o formato escolhido para apresentar todo o processo de criação – um reality show aberto ao público, que pode ser acompanhado ao vivo ou virtualmente pelo site do evento.  O resultado da ação vai marcar o encerramento do Dragão Fashion, com um desfile especial na sala principal.

 

Jum Nakao, em workshop no Sul Fashion Week

 

Jum Nakao, que assina toda a curadoria do projeto, foi quem propôs o tema, a partir de seu manifesto homônimo. A ideia é trabalhar a inovação e apropriação das tradições da moda brasileira nordestina.

 

Se você se interessou, conheça o regulamento completo neste link. A Catarina estará presente para relatar as próximas etapas do Indústria Criativa e oferecer a cobertura completa do Dragão Fashion Brasil, que você poderá acompanhar aqui.

 

 

Camila Beaumord

Imagens: Revista Catarina

 

 

 

Novo clipe da Lana Del Rey

19.03.2012

 

Uma das primeiras músicas da Lana del Rey a cair na rede foi Blue Jeans, na época o vídeo era um simples mix de colagens de diversos vídeos. Para refazer o clipe da música, Lana contou com a direção de Yoann Lemoine, que apesar da superprodução, da fotografia e iluminação impecáveis, ainda conseguiu que a aura vintage e misteriosa de Lana não se perdessem. Lindo!

 

Sua Incelença, Ricardo III

19.03.2012

Vocês estão de olho na Maratona Cultural de Florianópolis?

 

Uma das atrações da noite de abertura – sexta-feira, dia 23 – será o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”. Pela primeira vez em Santa Catarina, marcará o encontro entre dois grandes nomes da cena teatral brasileira: o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, Rio Grande do Norte, e o encenador Gabriel Villela.

 

Segundo a assessoria de imprensa, “O espetáculo parte do texto Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a inglaterra elisabetana.

 

Entre o gênero musical tipicamente nordestino das “incelenças” e o rock clássico inglês, é contada a história de Ricardo, Duque de Gloucester, e sua trajetória de assassinatos e traições rumo à coroa da Inglaterra.

 

O espetáculo acontecerá sexta-feira, dia 23 de março, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, às 20h. Programe-se!

 

 

 

Em circuito desde 2011, o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III” já passou por diversos festivais do Brasil, como o Festival de Curitiba, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), Cena Contemporânea (DF), dentre outros. Além disso, está escalado para participar do Festival Santiago a Mil, no Chile, em 2012, e do Festival Tchecov, em Moscou, em 2013.

Emanuele Lazzari

 

Simples Mortal

19.03.2012

Kate Middleton é uma mera mortal. A princesa escolheu para o seu primeiro discurso público como membro da família real, um vestido azul royal (super tendência para o inverno) da Reiss, que pegou emprestado da mãe Carole Middleton. Durante os três minutos de discurso, Kate falou sobre o trabalho da instituição, a EACH, e desejou que William, o príncipe, estivesse junto dela naquele momento.

 

 

Na Beira do Mar

19.03.2012

Para dar aquela caminhada na beira da praia no fim de tarde, nunca pensamos demais na produção, e nem é preciso. Depois de aparecer linda em um vestido acompanhado por uma capa em tons de preto e dourado de Jason Wu na inauguração do St. Regis em Miami, a atriz Diane Kruger resolveu dar uma volta na praia, e para a ocasião escolheu uma saída de banho laranja com detalhes listrados. E o charme todo ficou com o chapéu estilo boina. Linda, não é mesmo?

 

 

O Segredo Revelado

16.03.2012

O famoso casaqueto preto, desde que foi desenhado por Coco Chanel nos anos 50, tornou-se um ícone da Chanel. Reinventada a cada estação, é também tema do novo livro de Karl Lagerfeld, que terá fotos de atrizes, modelos e celebridades vestindo a peça. Segundo o estilista, a peça “é um dos símbolos que definem o estilo da Chanel.”

 

E para celebrar a famosa peça, a Chanel fez um vídeo mostrando cada parte da criação do casaqueto, desde o desenho no sketch até o produto finalizado.