O luxo é global

24.05.2012

A reconhecida consultoria Bain & Company acaba de divulgar a atualização de seu estudo mundial do mercado de luxo. Intitulado “Luxury Goods Worldwide Market Study”, o material é considerado um termômetro da indústria e foi apresentado recentemente na conferência da Fondazione Altagamma (associação comercial de bens de luxo da Itália). Os números favorecem a solidificação do setor; a pesquisa revela que as vendas de bens de luxo em todo o mundo devem exceder a marca de 200 milhões de euros este ano, superando a agitação na Europa e enfraquecendo os temores de desaquecimento nos mercados emergentes.

 

“O rápido crescimento econômico mundial está trazendo mudanças ainda mais rapidamente para o setor de luxo”, avalia Claudia D’Arpizio, sócia da Bain em Milão e principal autora do estudo. . “Com mais mercados para gerenciar e a corrida para antecipar tendências, marcas que lutam para responder e se adaptar podem enxergar esse rápido crescimento como uma faca de dois gumes”.

 

A Bain prevê ainda uma média anual de crescimento de 7% a 9% nas vendas no mercado de luxo para alcançar as expectativas das marcas até 2015. Além disso, o estudo aponta para a continuidade das principais tendências do mercado de luxo, que passou por uma forte recuperação desde a recessão em 2008/ 2009: o crescimento das vendas online, a rápida expansão da China e a mudança de canais multimarcas para lojas monomarcas continuam sendo fatores a serem observados. Mais importante, a Bain acredita que o luxo se tornou um mercado genuinamente global.

 

Dentre as categorias que mais crescem no segmento está a de acessórios, que deverá ultrapassar as demais  em quase um dobro. Além disso, o desenvolvimento do mercado está se movendo para a ponta extrema do espectro do luxo, com as marcas e produtos high-end ultrapassando as ofertas mais acessíveis em 2% a 4% ao ano.

 

“As marcas devem desenvolver estratégias com alcance muito mais amplo do que já feito até hoje”, afirma D’Arpizio. “As lições aprendidas anteriormente nos mercados emergentes irão ajudar, mas agora se deve pensar na gestão de uma diversidade ainda maior de preferências dos consumidores, e mais variações no modelo de como levar seus produtos ao mercado”.

 

Veja mais algumas mudanças fundamentais do mercado de luxo nos próximos três a cinco anos, identificadas pela Bain:

 

·         Os consumidores chineses, incluindo seus gastos como turistas, agora respondem por mais de 20% das vendas mundiais de luxo. Os consumidores asiáticos (incluindo Japão, Coréia e Sudeste da Ásia) representam mais de 50%

·         30% das vendas mundiais de luxo agora ocorrem nos mercados emergentes

·         A média de idade dos consumidores de luxo asiáticos está diminuindo enquanto que no Japão, Europa e Estados Unidos ela aumenta, criando uma nova geração de consumidores de luxo, com gostos e preferências muito diferentes

·         As mulheres estão se destacando em áreas de compras tradicionalmente do universo masculino (traje de negócios, relógios de luxo)

·         Os homens estão mais propensos a buscar marcas tradicionalmente femininas em moda e beleza

·         O uso do produto de luxo tem se transferido para ocasiões mais casuais, o que por sua vez afeta os tipos de produtos que as marcas desenvolvem (por exemplo, linhas de vestuário casual chique)

·         O mercado de luxo vem sendo abastecido por novos consumidores que gastam muito. Por sua vez, a busca insaciável desses mesmos consumidores por alta qualidade e materiais artesanais favorece a oferta de bens de luxo absoluto

·         As marcas premium e fast fashion competindo diretamente com os segmentos inferiores do luxo estão forçando as empresas a repensar a sua proposição de valor

·         A convergência das lojas, unindo e-commerce, mídias sociais e mobile commerce, está criando uma experiência multicanal para os consumidores

 

Camila Beaumord

 

Inovação Gastronômica na Casa Cor 2012

23.05.2012

O designer Kiko Sobrino, que também é chef autodidata, assina um espaço exclusivo na Casa Cor 2012, onde renova o design aplicado à gastronomia. Acompanhando o tema do evento deste ano, “Moda, Estilo e Tecnologia”, o designer faz uso de recursos inovadores em relação à funcionalidade gastronômica e ambientação, que conta até mesmo com texturas projetadas nas paredes em alta definição – através de projetores que também podem ser utilizados por iPhone, iPad e iPod. É o restaurante News, que estará aberto para visitação a partir do dia 29 de maio, trazendo o chef Alexandre Chalela, uma Vitrine Gourmet e um lounge da Band News para entrevistas e transmissões durante o evento.

 

Restaurante News – Foto: João Ribeiro

 

Para a realização desse projeto, Kiko Sobrino incorporou tendências locais a conceitos trazidos de sua recente temporada em Nova York, onde se lançou como artista plástico no mercado americano, levando a poesia do cinza de São Paulo para o circuito de arte nova-iorquino. Depois do grande destaque, o designer foi convidado para retratar Nova York e apresentar uma nova mostra de seus quadros à cidade em julho. Entre acrílico, grafismo, silk screen e computação gráfica sobre tela ou madeira, Kiko registra imagens de bueiros, fábricas e fumaça no meio da metrópole, aquecimento global, montanhas de lixo no meio da neve na rua e embalagens não-recicláveis que a indústria teima em manter. O trabalho será exibido pela galeria Agora e publicado em revistas de arte da Big Apple.

 

The Box – Making Clounds

 

Cubatão – Greener World

 

 

Emanuele Lazzari

 

Spastor lança video conceitual da coleção

23.05.2012

Falamos da grife espanhola Spastor aqui, quando recebemos a notícia de que a marca está entre as finalistas do conceituado Mango Fashion Awards. Para dar um gostinho do processo de criação, os designers Sergio Pastor e Ismael Alcaina produziram um vídeo making of da coleção. A trilha ficou toda por conta do multi-instrumentista canadense Claude Ferland, mais conhecido como “My name is Claude”. É só dar o play para um pouquinho de inspiração!

 

 


Redação

 

Prada Suits Everyone

22.05.2012

O Festival de Cannes, que acontece na cidade de mesmo nome entre os dias 16 e 27 de maio, exibiu na noite de ontem, entre outros vários filmes, um mini fashion film da marca italiana Prada dirigido pelo premiado diretor de cinema Roman Polanski.

 

Com apenas 3 minutos e 35 segundos, A Therapy traz Helena Boham Carter como paciente e Ben Kingsley como terapeuta. Helena chega à sala de terapia vestida com uma saia lápis laranja, camisa lilás, sapatos de salto, óculos escuros e casaco de pele. Enquanto o terapeuta a recebe com um terno de corte clássico, na cor cinza. Todo o figurino criado por Miuccia Prada especialmente para o filme, e nenhuma das peças será comercializada.

 

Enquanto a personagem de Boham Carter deita no divã e começa a divagar sobre um sonho para seu terapeuta, Kingsley encara o casaco de pele deixado no cabide. A paciente fala sem parar, enquanto o terapeuta vai ao encontro do casaco, e deixa-se levar pela sensação de estar com a peça nas mãos. Enquanto Helena indaga de um lado da sala “Oh doctor, what does it mean, what does it all mean?” as palavras “PRADA SUITS EVERYONE” aparecem na tela.

 

“Quando fui convidado para gravar um curta para Prada, eu não achava que eu poderia ser eu mesmo, mas na verdade eles me deram total liberdade e tive a oportunidade de reunir meu grupo favorito de colaboradores no set e o resto foi só diversão”, disse o diretor. O projeto é o primeiro da marca com um grande diretor, mas não o primeiro relacionado ao mundo do cinema, a Prada é uma grande incentivadora de novos talentos e em 2007 e 2008, convidou James Lima para produzir duas animações para a casa.

 

 

 

 

 

 

Julia Bittencourt
Imagens: Divulgação

 

Cenário ecossustentável na Casa Cor 2012

22.05.2012

A Casa Cor São Paulo deste ano será palco de um projeto lindo, colorido e ecossustentável, assinado pelo arquiteto Gustavo Calazans. Cerca de 400 caixas de papelão e outras tantas geladeiras, que teriam como destino o lixo, são os principais materiais utilizados pelo arquiteto para a criação do cenário inovador, de 64 m², que ficará em exposição de 29 de maio a 22 de julho no Jockey Club, em São Paulo.

 

“Por uma vida + colorida for you” é o título do projeto, cuja base é a reutilização de materiais. De sofás feitos de gabinetes de geladeira observamos um teto que intercala coloridas caixinhas de papelão com portas de freezer, além do grupo de quatro grafiteiros que irão interagir com os visitantes para customizar refrigeradores brancos.

 

A idéia do arquiteto surgiu de uma observação feita na última edição do evento. “Fiquei impressionado ao ver a grande quantidade de caixas que embalam os produtos utilizados na Casa Cor indo para o lixo, e foi isso que me inspirou a desenhar o projeto do evento deste ano, mostrando que sustentabilidade é mais do que a palavra da moda: é um conceito que, se não for levado muito a sério, fará com que a nossa sobrevivência seja insustentável neste mundo”, explica.

 

Veja imagens exclusivas do projeto em perspectiva!

 

 

 

 


Emanuele Lazzari

 

Verão em Saint Tropez

22.05.2012

Com a chegada do verão no hemisfério norte as pop up stores de verão começam a aparecer pelas praias europeias. Uma das mais famosas e mais badaladas é Saint Tropez, na Riviera Francesa. Famosa por diversos motivos, começou a tornar-se badalada quando a atriz francesa Brigitte Bardot escolheu a pequena vila como residência e desde então recebe todos os anos centenas de celebridades, turistas e jet setters durante o verão europeu.

 

Aproveitando o talento natural e a paixão do estilista Karl Lagerfeld pela cidade (a vila foi locação para o curta Remember Now e cenário para os desfiles resort da Chanel em 2010 e 2011) a Chanel montou a summer boutique no mesmo local do verão de 2011, o La Mistralée Hotel, nos arredores do antigo porto da cidade. A loja abriga as coleções de Verão 2012, a coleção Paris-Bombay (com inspiração na Índia) e acessórios de beachwear, bonés, vestidos, chapéus, viseiras, toalhas e até pranchas de surfe com o logo da maison.

 

 

 

 

 

Além da Chanel, a Dior também escolheu Saint Tropez para abrir as portas de uma pop up store, localizada nos Jardins De L’Ambassade, com projeto assinado por Peter Marino. A loja conta com uma coleção exclusiva, toda em vermelho e branco (cores da bandeira da cidade), que inclui bolsa, um modelo de vestido, sandália flat, óculos escuros e um relógio, além de uma linha especial de maquiagem. Para uma visita ainda mais agradável, o espaço conta também com restaurante e bar.

 

 

 

Para quem fugir do inverno por aqui e for visitar a França:

 

Pop Up Store Chanel: 1, Avenue du Général Leclerc, Saint-Tropez.

 

Pop Up Store Dior: 25, rue François Sibilli, Saint Tropez

 

Julia Bittencourt
Imagens: Divulgação/Reprodução

 

Dudu Bertholini ministra oficina exclusiva do IBModa

18.05.2012

O Instituto Brasileiro de Moda irá realizar uma série de workshops focada na comunicação de moda contemporânea. Quem dará o start na maratona de cursos é Dudu Bertholini, stylist, estilista e co-fundador da grife NEON. A proposta é desenvolver o olhar criativo e aprimorar o talento pessoal de cada um. Durante o evento, os participantes poderão praticar vários ensaios de produção de moda, com orientação e peças do próprio acervo de Bertholini e, a partir desses exercícios, poderão fotografar e adicionar o material em seus portfólios.

 

 

Serviços:

 Carga Horária: 10h /a

Horário: a partir das 9:00
Investimento: R$700,00 (descontos para inscrições antecipadas e grupos de inscritos).

 

 

Confira as datas em cada cidade:
  B. Camboriú 19.05.2012
Maringá 30.06.2012
Porto Alegre 14.07.2012
São Paulo 28.07.2012

 

Além da oficina ministrada por Dudu Bertholini, o Curso Extensivo em Comunicação de Moda englobará os workshops: Construção de Imagem de Marcas, com Luciane Robic; Jornalismo de Moda, com Jorge Wakabara; e Mídias Digitais e Sociais na Moda, com Glauco Sabino. Os participantes dos quatro momentos receberão um certificado especial de conclusão do curso. Mais informações estão disponíveis no site do IBModa.

 

Redação

 

A arte da fama – aquarelas de Camila Gray

16.05.2012

Simpatizei de cara com a artista brasileira Camila Gray quando soube que ela assina seu trabalho como “Camis” – o mesmo apelido dado a mim pelas meninas aqui da redação. Ao pesquisar mais sobre suas obras e conhecer seu traço um pouco melhor, fiquei realmente encantada com a delicadeza e personalidade exibidas em cada peça.

 

Recentemente, Camis fez uma série em aquarela dos looks exibidos pelas celebridades durante a cerimônia do Oscar este ano. O resultado ficou sensacional e ganhou repercussão no mundo inteiro, eternizando momentos únicos como a enorme fenda no Versace negro usado por Angelina Jolie ou o longo de Tom Ford que fez de Gwyneth Paltrow a musa do movimento capismo.

 

 

 

 

 

 

 

Se você gostou do trabalho de Camis, conheça mais em seu site oficial.

 

Camila Beaumord
Imagens: Camila Gray

 

Insta-art

16.05.2012

Tirar fotos fantásticas não se restringe apenas àqueles que possuem uma câmera profissional e equipamentos de ponta. Com o avanço da tecnologia nas máquinas digitais e até mesmo nos smartphones, o que conta mesmo é o olhar do fotógrafo. Foi pensando nisso – e em uma maneira de se comunicar com esse público conectado – que o prestigioso W Hotel em Times Square lançou seu #WDESIGN, uma exposição de imagens registradas com o app Instagram a partir do ponto de vista de diversos artistas contemporâneos.

 

Brian Difeo, Angeliki Jackson, John de Guzman, Liz Eswein, Chrixtian Xavier Chantemargue e Theo são alguns dos nomes que participam da iniciativa, cujo principal objetivo é exibir o hotel em diferentes ângulos. Além deles, foi feito um concurso para selecionar novos talentos, valendo uma diária no W Hotel e a chance de expor seu trabalho também. A ideia não é inédita; em diversas ocasiões, as “brincadeiras” com o Instagram já se transformaram em exibições nas grandes capitais artísticas, como Londres, Cingapura e a nossa Florianópolis. Mas o incentivo à criatividade da nova geração é sempre uma boa pedida. Para acompanhar outros projetos em Nova York, não deixe de acessar o blog Instagram NYC.

 

@whobokenhotel

@raebrown

@preetalina

@patrakit_bkk

@hirozzz

@lindseymgardner

 

Camila Beaumord

Imagens: Participantes do concurso

 

 

Um “ninho de pássaros” finlandês

15.05.2012

Na Finlândia, regulamentos restringem a construção sem autorização de casas com espaço superior a 96 ou 128 pés – uma medida equivalente a cerca de 29 ou 37 metros quadrados – que varia dependendo do local. Esse pequeno detalhe foi o que motivou Robin Falck a projetar e construir uma micro cabine que abrigasse design diferenciado, beleza e conforto em um espaço que não necessitasse de autorização para ser construído. Depois de um ano sonhando com possibilidades diferentes, contou com a ajuda de um casal de arquitetos e finalmente tirou o seu projeto do papel.

 

E o resultado não poderia ser melhor: a cabana de 96 pés possui até mesmo um loft, além de espaço suficiente para dois andares. Quarto e sala de estar foram projetados para que a casa seja iluminada apenas por luz natural durante o dia e que à noite uma vista perfeita das estrelas possa ser desfrutada. A maior parte dos materiais que foram utilizados para a construção são reclicados e o total dessa execução custou cerca de U$ 10.500,00.

 

“Eu chamo a minha casa de ‘Nido’, que traduzido livremente em italiano significa ‘ninho de pássaros’”, conta Robin Falck. Um acolhedor ninho de pássaros em meio à natureza, com vista para um belo lago na Finlândia. Quem precisaria de mais?

 

 

 

 

 

 

 

Emanuele Lazzari

Imagens: Divulgação